O Twitter quer bater recordes durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontecem entre 5 e 21 de agosto, no Brasil. A intenção da plataforma é superar os 672 milhões de twittes relacionados à Copa do Mundo de 2014, evento campeão até o momento. Para se ter uma ideia, nas Olimpíadas de Londres, em 2012, o número havia sido de 150 milhões de twites.
“A nossa expectativa é de que as Olimpíadas possam se transformar no evento mais twitado da história. Quando olha o momento e compara Rio 2016 com Londres 2012, a gente vê que as conversas que aconteceram nos três primeiros meses de 2016 são 2,5 vezes maiores que as dos três primeiros meses de 2012”, fala Guilherme Ribenboim, vice-presidente do Twitter para a América Latina.
Para alcançar o objetivo, a plataforma se apresenta como uma facilitadora para fazer uma conexão. “A gente acredita que a gente seja a ponte perfeita para conectar a emoção das pessoas com os acontecimentos das Olimpíadas. A gente conecta os brasileiros, os torcedores e os atletas com a Rio 2016. A gente conecta, no final das contas, pessoas”, fala
O Twitter também quer aproveitar o momento para promover a conexão com as marcas, a exemplo do que já foi feito na Copa de 2014, quando 80% das marcas que ativaram durante o evento trabalharam com a plataforma. “A primeira onda de aparecimento das hashtags na televisão veio com as marcas. Elas usam as hashtags para criar uma história, para conectar com seus consumidores a partir dessas hashtags”, explica Ribenboim.
Para a Rio 2016 a plataforma tem cinco principais parceiros: Nissan, Vivo, Coca-Cola, Visa e P&G. “Além dessas cinco marcas, tem outras 20 que estão trabalhando conosco e começando a ativar conversas de olimpídas. Muitas delas não são patrocinadoras olímpicas, mas podem se comportar como um torcedor”, afirma o executivo.
De acordo com Ribenboim, a plataforma oferece às marcas três oportunidades: serve como uma plataforma de mídia, oferece conteúdo e promove insights por ser uma plataforma aberta.