Nestes 10 anos de existência, o Twitter já ganhou muitos concorrentes quando o assunto é mídias sociais, como Facebook, Snapchat e Instagram. Ainda assim, o imediatismo proporcionado pelo Twitter segue sendo um sucesso no Brasil. Hoje, nós somos um dos cinco mercados mais importantes para a marca e, só em 2016, a empresa apresentou um crescimento de 139% no País.
Isso porque, ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, o Brasil oferece um potencial de crescimento para o microblog, já que 45,6% dos brasileiros ainda não tem acesso à internet, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). E, assim como acontece em outros países emergentes, no Brasil, as pessoas que estão acessando a rede pela primeira vez fazem isso pelo smartphone, a plataforma mais usadas pelos usuários do Twitter.
Twitter é relevante para o e-commerce
Uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media sobre o perfil dos consumidores na América Latina apontou que, no Brasil, os usuários que acessam o Twitter fazem 1,2 vez mais compras online, se comparados com aqueles que não acessam o microblog. Isso representa 71% dos tuiteiros.
A pesquisa também abordou a importância da internet e do Twitter para a decisão de compra dos usuários. Entre os internautas brasileiros, 83% afirmaram que, normalmente, fazem buscas na internet, incluindo as mídias sociais, antes de comprar qualquer produto. E 81% disseram que a internet oferece informações sobre produtos e marcas que não podem ser obtidas em outro lugar.
Além disso, a publicidade no meio digital incentiva 1,4 vez mais a compra online entre os usuários do Twitter do que para os que não estão presentes na plataforma. Entre os itens mais comprados, estão livros, vestuário, celulares, eletrodomésticos e cosméticos.
Facilidades do Twitter
Para aproximar ainda mais as marcas dos seus consumidores, o Twitter oferece o First View, uma forma de fazer anúncios em vídeo na plataforma. Todos os dias, milhões de pessoas usam o Twitter para estar em contato com os assuntos do seu interesse, então, os anunciantes têm em mãos mais uma maneira de atingir o seu público-alvo em tempo real.
Nas campanhas de First View, o vídeo promovido fica em local de destaque na linha do tempo de todos os usuários brasileiros que acessarem o Twitter durante o dia. É uma oportunidade para potencializar esforços e criar uma ação significativa para lançamentos de produtos, eventos patrocinados, entre outros.
Outra solução do microblog para tornar a comunicação entre as marcas e os seus consumidores mais eficiente é o Atendimento Automatizado ao Consumidor via Mensagem Direta (DM). Essa funcionalidade inclui respostas automáticas e de boas-vindas, que podem ser integradas ao atendimento humano, tornando a experiência do consumidor mais satisfatória. As empresas podem, ainda, ativar links para direcionar o consumidor para um serviço fora da plataforma.
Como se pode perceber, o Twitter continua sendo um canal extremamente relevante para as estratégias de negócio. A plataforma é ideal para que as marcas se conectem ao seu público, atendendo às suas necessidades, tirando dúvidas e resolvendo problemas.
*Ricardo Heidorn é CEO da Seekr, empresa brasileira de soluções em relacionamento digital.