A cidade de Melbourne, na Austrália, será o primeiro local fora dos Estados Unidos a receber um piloto da Uber Air, projeto que tem como objetivo inaugurar a modalidade de transporte aéreo urbano por meio de veículos elétricos silenciosos.
Com isso, a cidade une-se a Dallas e Los Angeles nas expectativas dos primeiros voos-testes, previstos para 2020. O anúncio foi realizado na última terça-feira, 11, durante a terceira edição do Uber Elevate Summit, que reúne uma comunidade global interessada em viabilizar esse formato de locomoção.
O plano da companhia é começar a operar a partir de 2023 com a mesma tabela de preço de uma viagem UberX. Com a tecnologia, a Uber pretende ainda aliviar o congestionamento dos transportes terrestres.
Durante o evento, foi revelado também o primeiro projeto de cabine, realizado em parceria com a Safran Cabin. O modelo terá capacidade para quatro pessoas e pode ainda ser modificada para atender a diferentes desenvolvedores.
Além disso, empresas especializadas em arquitetura e engenharia revelaram os designs dos pontos de pouso, que apresentam conceito de individualidade e integram-se à comunidade. Os locais consideram não apenas as operações de eVTOL (veículo elétrico para pouso e decolagem verticais), mas também espaços para bicicletas e scooters elétricas, infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e conexão com o transporte público.