Capa da última edição do Jornal da Tarde

Com uma bela foto de São Paulo na capa, tirada nesta última terça-feira (30) por Alex Silva, por volta de 20h, do terraço do Edifício Itália, no centro da capital paulista, a última edição do Jornal da Tarde circula nesta quarta (31) encerrando uma trajetória de 46 anos. Junto com a foto, que ocupa toda a capa, há o título “Obrigado, São Paulo”, acompanhado de um texto enfatizando que o “jornal nasceu para ser diferente e fez da cidade sua inspiração e do paulistano, seu parceiro”.

A última edição é a de número 15.409 e encerra uma história que começou em 4 de janeiro de 1966. Nesse período, o jornal foi reconhecido por suas inovações gráficas, com capas consideradas “criativas e arrojadas”.

A última edição do JT traz anúncios de 26 marcas anunciantes, de acordo com levantamento feito pelo propmark. Foram considerados, inclusive, os anúncios de empresas do próprio Grupo Estado, entre elas o Jornal O Estado de S.Paulo, a Rádio Eldorado e Rádio Estadão ESPN. O levantamento não inclui os anúncios em formato de classificados.

Entre os anunciantes da última edição estão Hyundai, Casas Bahia, Kalunga, Shell, Anglo American, Ministério das Minas e Energia, Trussardi, Teatro Renault, Instituto Mauá, Itaú, Bradesco, Caraigá, Banco Volkswagen e Nissan.

De acordo com Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Grupo Estado, jornais do mundo todo posicionados como o JT — intermediários entre os grandes jornais e os populares — têm tido grandes dificuldades. “Com o Jornal da Tarde não foi diferente. Usamos de todos os meios para tentar revitalizá-lo, mas entendemos que um portfólio de produtos é dinâmico e deve acompanhar a evolução da sociedade e dos mercados em que atua”, disse, em entrevista ao propmark.

Em comunicado publicado na edição impressa do JT nesta quarta, o grupo atribui o fim da publicação à competição com as novas mídias, que tem afetado jornais no mundo todo. “Nesse contexto, o JT teve sua circulação reduzida, assim como seu volume de anúncios”, diz a nota. O texto também reforça que o Grupo Estado estudou diversas medidas para revitalizar o JT antes de decidir descontinuá-lo, mas que optou por focar sua estratégia no futuro do seu principal título, O Estado de S.Paulo.

Jornal do Carro

Permanecerá apenas o Jornal do Carro, encartado no JT desde 1982, que passará por uma reforma gráfica. A partir da próxima quarta-feira (7), ele passa a circular no Estadão e será ampliado, com novas seções. A partir de 2013, a marca JC será transformada em uma plataforma multimídia de alcance nacional, quando será lançado um portal com conteúdo sobre o setor automotivo, dicas de compra e tabela de preços online. O Jornal do Carro será a nova marca dos Classificados de Autos do Estadão também às quintas, sextas e domingos. 

Com a transferência para o Estadão, o JC — que era distribuído na Grande São Paulo — ganha abrangência nacional. Ele saltará dos atuais 60 mil exemplares para uma tiragem média de 200 mil cópias às quartas-feiras. O suplemento voltado para os amantes de carro surgiu com 16 páginas a partir de uma coluna publicada desde o lançamento do Jornal da Tarde, em 1966. O caderno foi lançado oficialmente em 4 de agosto de 1982 e um dos destaques era a pesquisa de preços de automóveis usados. O número de modelos contemplados passou de 30 carros e seis motocicletas para 1.420 modelos e quase cinco mil cotações.

Aos assinantes remanescentes do Jornal da Tarde, a S.A. O Estado de S.Paulo informou que eventuais créditos serão reembolsados e, aqueles que tiverem interesse, poderão optar por planos de transferência de assinatura para receber o Estadão.