Lançamento de alto padrão da MPD em Alphaville inova no mercado imobiliário

Dizem que a ousadia do novo é a força que move o mundo. Com essa visão audaciosa, a MPD Engenharia e a Gregory apresentaram ao mercado o novo conceito de residências de alto padrão em Alphaville: Florà.

Com a cobertura triplex de 835 m² e 45 apartamentos de 420 m² e 565 m², as maiores metragens de Alphaville, o Florà promete transcender a sofisticação, combinando arquitetura imponente, lazer excepcional e vistas deslumbrantes, além de localização privilegiada, no coração do Alphaville, situado em frente a uma exuberante área de preservação permanente.

Logo e identidade visual do Florà

Uma ideia além da originalidade

O Florà nasceu do desejo de a MPD inovar e criar algo realmente diferenciado na região de Alphaville. Para tanto, a incorporadora fez profundo estudo de mercado, análise do perfil de compradores de alto padrão da microrregião, mapeamento de concorrentes e de comportamento de compra do cliente de imóvel de alto padrão.

Com esses dados em mãos, percebeu que tinha de sair do lugar comum do alto padrão. Não bastava criar algo extraordinário. Era preciso ir além.

"O Florà é o maior lançamento da MPD, assinado por uma equipe de profissionais altamente especializados – Le Arquitetos na arquitetura, Beth Miyazaki no paisagismo e Quitete e Faria na decoração –, que garantiram a magnitude do projeto. Criamos, com a agência Central Business, o conceito 'além do extraordinário', que norteou todo o processo da concepção do empreendimento, desde o desenvolvimento do produto até a estratégia de marketing e vendas”, afirma Debora Bertini, diretora de incorporação e vendas da MPD.

Mauro Piccolotto Dottori, sócio-fundador; Débora Bertini, diretora-geral de incorporação e vendas; e Milton Correa Meyer Filho, presidente da MPD

Publicidade além da criatividade

A agência Central Business/CB e o time de marketing da MPD foram desafiados a criar um nome e um posicionamento que enaltecessem a localização e as majestosas plantas. Durante o estudo de mercado, foram identificadas a satisfação e a qualidade percebidas pelos clientes que moram em um MPD. Criou-se, então, o conceito para a marca MPD – “Morar em um MPD é extraordinário” – e também para o lançamento mais imponente da construtora – “Além do extraordinário”. O nome escolhido, "Florà", vem de flora, inspirado na grande área de preservação permanente situada em frente ao empreendimento. Um nome curto, com sonorização fluida que dialoga com público feminino, ganhando mais elegância e exclusividade, tornando-se um nome próprio e único.

Além de uma campanha de marketing imobiliário

A MPD inovou mais uma vez. A campanha reverberou desde seu teaser, quando a construtora anunciou que o lançamento das maiores metragens de Alphaville estava por vir, por meio de mídia OOH, ações de ativação e mala-direta para mailing exclusivo da incorporadora. Essas ações atraíram potenciais clientes à sede, onde foram apresentados os detalhes do empreendimento em primeira mão por meio de vendas consultivas. Esse contato permitiu não apenas resultados de negócios eficazes, mas também validou a estratégia de marketing, que era revelar de maneira exclusiva para o cliente todos os diferenciais de produto, de modo que as informações gerais não fossem compartilhadas com o mercado.

No breve lançamento, a estratégia de divulgação foi 360º. Foram utilizados filmes, anúncios, spots, social media, ações de ativação, eventos e mídia externa, impactando o público de alto poder aquisitivo de Alphaville, São Paulo e outros estados. A campanha ganhou um "toque feminino" para atender ao comportamento de consumo deste público na compra de um imóvel. Então, as ações de ativação eram feitas com entrega de rosas, impactando positivamente as informações recebidas e agregando o valor percebido do produto.

Marketing de influência é aposta de incorporadora MPD para apresentar as maiores metragens de Alphaville

Um empreendimento “além do extraordinário” precisa surpreender em todos os pontos de contato. E o meeting de corretores não foi diferente. A estratégia da MPD foi inovar o formato padrão de meeting/convenção de vendas: por meio de uma narrativa cuidadosamente elaborada, a incorporadora conectou-se com cerca de 30 influenciadores do mercado imobiliário de alto padrão do Brasil, promovendo uma experiência até então não executada no mercado imobiliário.

Time da MPD Engenharia no evento de abertura do plantão e decorado do Florà
Influenciadores do mercado imobiliário, Airton Lavirri, Aldemir Salvino, Aline Menegatti, Ariane Palaoro, Cris Serra, Fernanda Griecco, Graziele Fialho, Guilherme Blumer, Guilherme Nogueira, Guilherme Wohlke, Gustavo Rangel, Henrique Ruas, João Gondin, Lucas Felt, Manu Vilar, Marcelo Benassi, Marco Melo, Neto Imóveis, Rafael Scodelario, Raj Ramalho, Sergio Langer, Thiago Granato, Vinicius Ivani, Vinicius Cecconello e Vitor Titto, em visita à obra do empreendimento da MPD, Level, o mais alto de Alphaville.

Obviamente para levar esse público para conhecer a sede da empresa foi necessário fazer o que tanto se ouve dizer por aí: o marketing de experiência.

Foram mais de 40 profissionais (equipe MPD, agências, assessoria) envolvidos no desenvolvimento, na aprovação e na gestão de todas as ações, de cada peça aprovada, de cada momento que eles vivenciaram nesses dois dias de meeting (dias 8 e 9 de novembro), quando os convidados tiveram oportunidade de:

1) ficar hospedados em um hotel construído pela MPD, que hoje tem alto potencial de valorização na região central de Alphaville;

2) fazer networking e vivenciar momentos de descontração com outros players do setor (bate-papos, jantares, podcasts, sessões de quick massage);

3) conhecer a sede da empresa, seus colaboradores e se aprofundar em seus valores e cultura organizacional;

4) visitar um empreendimento em obra para ver na prática tecnologia, qualidade construtiva e inovação;

5) conhecer a fundo o desenvolvimento do projeto de altíssimo padrão que temos em nosso portfólio: Figueira Leopoldo;

5) passear de helicóptero sobrevoando as principais obras entregues na região de Alphaville e Tamboré.

6) E, no fim do dia, em um evento de experiência, ser apresentados ao novo lançamento: Florà.

A estratégia de transcender o extraordinário possibilitou que esses influenciadores tivessem a oportunidade de conhecer com exclusividade o lançamento do maior decorado do estado, com 420 m2. Durante o coquetel, foram presenteados com uma lembrança personalizada do perfumista Fábio Navarro, proporcionando uma experiência olfativa única – as fragrâncias eram desenvolvidas na hora, de acordo com características de cada visitante.

Foto do apartamento decorado de 420m² do Florà
Perfumista Fabio Navarro no evento de abertura do decorado do Florà, desenvolvendo fragrâncias em tempo real

Durante toda a experiência, colocamos uma equipe de "creators" fazendo fotos e vídeos para cada um deles, de forma até personalizada.

“Todos saíram da MPD com uma bagagem de recordações e ativações que preparamos, mas também com muita foto e conteúdo para continuar abastecendo seus seguidores de informações. Todo o conteúdo postado e divulgado por eles foi orgânico, tornando-se mais um ponto positivo para nossa estratégia. Essa ação diferenciada permitiu contar um pouco da história e dos valores da empresa, entregar o valor da marca e apresentar o lançamento de alto padrão. Linkar o marketing de experiência com o marketing de influência é algo que o mercado imobiliário nunca havia trabalhado. Inovamos mais uma vez, comemora Lígia Machado, head de marketing da MPD.

Lígia Machado, head de marketing da MPD Engenharia

Comunicação além do básico

Para impulsionar ainda mais a divulgação do empreendimento, a equipe de marketing, em parceria com a Realiza Net Imob, convidou mais de 10 “creators” para fazer captações do decorado e criar vídeos mostrando os diferenciais do produto e a magnitude do Florà para todos os corretores autônomos e imobiliárias da região que visitassem o stand de vendas. Dessa forma, eles municiaram seus clientes com informações em primeira mão, levando um conteúdo bem trabalhado, com imagens e captações aprovadas pelo Marketing.

“Ao longo de 2 dias, foram mais de 180 vídeos gravados e divulgados nas redes sociais, compartilhados pelas imobiliárias da região e por corretores autônomos. Conseguimos garantir que todo o conteúdo e captação de vídeo fosse entregue com qualidade, reforçando nossos diferenciais e agregando ainda mais valor ao produto”, finaliza Lígia.