Uma pesquisa mundial com 27 mil pessoas em 52 países, realizada pelo Nielsen, questionou quantos leitores estariam dispostos a pagar por conteúdo online. A resposta foi negativa na maioria dos casos.

Na pesquisa, realizada em meados de 2009 em cinco regiões geográficas – Europa, Ásia/Pacífico, Oriente Médio/África/Paquistão, América do Sul e América do Norte -, a Nielsen buscou responder à pergunta que vem chamando a atenção do mercado e dos grandes grupos editoriais nos últimos tempos, uma vez que estão avaliando distribuir conteúdo pago na Internet para combater a crise no setor.

Segundo o estudo, um terço dos entrevistados em 52 países afirmaram que considerariam pagar para ter acesso aos sites dos principais jornais. Já 58% afirmaram ser contrários à medida, enquanto apenas 8% já pagaram para acessar informações online.

A maioria dos entrevistados, cerca de 85%, prefeririam que o conteúdo que hoje em dia é grátis permaneça assim.

Por outro lado, a qualidade do conteúdo oferecido foi um ponto determinante no estudo: quanto maior for o valor atribuído, mais dispostos estariam os entrevistados a pagar para ter acesso a notícias na web.