Cursando engenharia, recém-chegado do interior de São Paulo, acompanhei um amigo numa festa de entrega de prêmios. Confesso que fui mais pela boca-livre – naquela idade era o que mais importava rsrsrs –, mas o que vi por lá foi talvez uma das primeiras influências para eu mudar radicalmente o rumo da minha vida profissional.

Era um coquetel superanimado, com gente interessante e a criatividade dominando o ambiente. Era a entrega de prêmios de mais um Colunistas. Virei para meu amigo e disse: “Um dia estarei aí, recebendo um prêmio”. Isso foi lá no início dos anos 1980.

Precisamos tomar cuidado com o que desejamos… Muitos anos depois, eu era um dos jurados do Colunistas, do qual tenho a honra de participar até hoje, tendo cumprido a minha previsão de estar naquele palco muitas vezes, entregando prêmios para os mais criativos do Brasil.

Mas também tive meu momento de receber troféu, em 2009, quando fui homenageado por ter coordenado o primeiro conteúdo Promo do Cannes Lions Festival de 2008, quando fui um dos palestrantes do maior festival de criatividade do mundo. Foi o acaso que me levou da engenharia para o marketing.

Mas posso dizer que o PROPMARK fez parte dessa história desde o início e esteve presente na minha vida profissional, inspirando, informando, educando…

Por exemplo, quando estive pela primeira vez no Cannes Festival (há uns 20 anos!), pela DPZ. O nosso anfitrião maior na Riviera Francesa foi Armando Ferrentini e a equipe do PROPMARK, que organizou as melhores recepções e passeios paralelos ao festival.

O tempo passou e quis o destino que meu envolvimento fosse ainda mais rico, quando, há aproximadamente 15 anos, passei a colaborar ativamente com o jornal, sendo um dos seus colunistas regulares.

De lá para cá, tenho uma gostosa “obrigação” de escrever um texto interessante por semana nesse histórico veículo. Acredite, não é fácil gerar um texto minimamente interessante todas as semanas do ano. São quase 4 mil caracteres que, às vezes, teimam em não se concatenar na nossa cabeça. Mas essa “obrigação” é um catalisador do conhecimento e de organização de ideias em relação ao mercado.

Uma tarefa que cumpro semanalmente, nesses mais de 15 anos, honrado e agradecido pela oportunidade. E aqui estarei até que me expulsem rsrsrs.

Pois bem, em mais da metade desses 55 anos de história, eu tive o PROPMARK como pano de fundo da minha carreira profissional. E quantos perrengues vivemos juntos. Teve Plano Cruzado (1986), Plano Bresser (1987), Plano Verão (1989), Plano Collor (1990) e Plano Real (1993).

Cada um desses planos econômicos exigiu daqueles que tinham negócios ou que trabalhavam uma resiliência e força de superação realmente especiais, de tal modo que todos fomos ficando mais fortes. Sobrevivemos à inflação mensal de mais de inimagináveis 80%, em 1990.

E lá esteve o PROPMARK, superando todas as adversidades de ser um veículo especializado em propaganda e marketing.

Hoje, já com poucos cabelos, olho para trás e cresce a minha admiração por Armando e os tantos profissionais que ele conseguiu atrair ao longo do tempo para continuar cobrindo o setor e gerando informação de qualidade, que baliza o mercado com tanta propriedade.

Superando adversidades, mas também comemorando momentos importantes do nosso mercado, que é admirado internacionalmente. Conquistas que o PROPMARK não só testemunhou, mas influenciou.

Só me resta agradecer muito, não só como um ator desse mercado, mas, também, como um participante ativo dessa história, modestamente colaborando com meus textos semanais desta coluna.

Muito obrigado, Armando, por ajudar a desenvolver esse mercado cheio de altos e baixos nesses longos 55 anos. E, mais importante, por me deixar fazer parte dessa história. Longa vida ao PROPMARK!

Alexis Thuller Pagliarini é presidente-executivo da Ampro (Associação de Marketing Promocional) alexis@ampro.com.br