A morte de Michael Jackson completa dez anos nesta terça-feira (25) e, mesmo após uma década sem o Rei do Pop, boa parte de seus fãs acredita que, assim como Elvis, ele não morreu. Diversas são as teorias que sustentam a possibilidade de o artista ter forjado sua morte para fugir de dívidas e escândalos envolvendo seu nome.
Em janeiro, o documentário “Leaving Neverland”, exibido pela primeira vez no Festival de Sundance e reproduzido pela HBO, causou reações distintas do público ao jogar luz sobre supostos abusos que o artista teria cometido contra crianças.
Polêmicas à parte, é inegável a influência de Jackson no universo de entretenimento e, também da publicidade. Ao longo dos anos, o artista protagonizou diferentes anúncios. A parceria mais lembrada ainda é com a Pepsi que, como tudo em sua vida, rendeu centenas de histórias controversas, inclusive, a de que um acidente ao gravar um filme para a marca teria sido o gatilho para o início de seu histórico com analgésicos.
Alpha-Bits
Ainda nos anos 1970 o artista protagonizou ao lado dos irmãos Jackson Five uma série de comerciais para a marca de cerais Alpha-Bits.
Honda
Por conta da crise do petróleo nos Estados Unidos, em 1973, as pessoas buscavam veículos mais compactos. A montadora Honda viu, então, uma possibilidade de fortalecer sua marca e seus modelos de motos e triciclos presenteando os irmãos mais populares do showbizz com alguns de seus produtos. À época, Jackson e os irmãos foram fotografados com suas Z50, as tradicionais “Honda Monkey”.
Alguns anos mais tarde, o artista voltou a ser clicado com outro modelo da Honda, o triciclo ATC 200 “Big Red”.
La Gear
No fim da década de 1980, a marca de calçados La Gear fechou um contrato com Michael Jackson para lançar tênis e camisetas em parceria. O artista ainda seria pago para usar os calçados em seus clipes e durante a turnê do novo álbum. Randall Sullivan, no livro “Intocável: a estranha vida e a trágica morte de Michael Jackson”, conta que, à época, o contrato para ter o Rei do Pop em sua campanha foi de US$ 10 milhões. O produto é uma peça de desejo entre os fãs e pode ser encontrada no E-bay por US$199,00.
Moonwalker
Em 1988, Jackson estreou “Moonwalker”, um filme baseado no disco Bad. Lançado no Japão, o longa foi um fracasso em bilheteria. No entanto, a Sega, desenvolvedora de vídeo-games, procurou o artista para a realização de um jogo inspirado no filme, tendo o artista como avatar. No filme de promoção de “Moonwalker”, as imagens do jogo e do artista se mesclavam.
Suzuki – Japão
Seu gosto por motos, que vinha desde os anos 1970, culminou com a campanha publicitária para a Suzuki CL50, em 1982. Com o conceito “O amor é minha mensagem”. O target das motos eram as mulheres.
Pepsi
Nos anos 1980, os Estados Unidos viviam a guerra dos comerciais de refrigerantes e, Coca-Cola e Pepsi disputavam em vendas e em criatividade. Após lançar Thriller, o artista fechou um acordo de US$ 5 milhões com a PepsiCo, o contrato também previa a aparição dos irmãos nas peças publicitárias. À época, BBDO Worldwide tinha a conta da marca.
No lançamento da campanha “New Generation”, o artista aparece com seus irmãos cantando um trecho modificado do sucesso “Billi Jean” e interagindo com garotos nas ruas. Um deles inclusive, Alfonso Ribeiro, ficou famoso anos depois ao estrelar Carlton Banks no seriado The Fresh Prince of Bel Air, ao lado de Will Smith.
Durante décadas, a BBDO e a Pepsi colaboraram em algumas das campanhas mais populares e bem-sucedidas da marca. Os anúncios criados pela agência, parte do Grupo Omnicom, ajudaram a transformar o refrigerante uma referência.
Durante a gravação de um dos filmes, no entanto, o Rei do Pop sofreu queimaduras no couro cabeludo depois que fogos de artifício atingiram sua cabeça. O astro foi hospitalizado e parte da imprensa afirma que seu vício em analgésicos possa ter iniciado nesta ocasião. Miko Brando, amigo do cantor e filho do ator Marlon Brando, declarou recentemente ao “Good Morning America”, que a história é “pura especulação”.
Após a morte do astro, imagens do acidente foram divulgadas no Youtube:
A parceria entre o artista e a marca encerrou em 1993. Em 2012, no entanto, a PepsiCo e o espólio do cantor fecharam um acordo para colocar a imagem do astro em cerca de um bilhão de latas do refrigerante na campanha global “Live For Now”.