A oportunidade de participar doprocesso de concorrência para o projetoda SulAméricatrouxe desafios interessantes. Disputado, trazia uma proposta que inicialmente parecia simples: fazer um vídeo institucional para divulgar os resultados alcançados pela companhia em 2015. Há alguns anos a empresa faz seus relatórios anuais em vídeo, apresentandoas suas principais realizações por meiodo discurso de seus executivos. E esta poderia ter sido mais uma produção tradicional, porém, ao chegarmos na primeira reunião de briefing, a mensagem foi clara: a SulAmérica queria algo inovador, ou seja, uma produção que tivesse as informações sobre o desempenho da empresa e que rompesse com o formato conhecido, mostrando modernidade, arrojo e inovação.
Voltamos à produtora com esse desafio e na pesquisa de referência percebemos que a tarefa não seria simples. Precisávamos formular uma proposta que fosse ao mesmo tempo inovadora, mas também adequada a uma instituição financeira com 120 anos de mercado, sólida e dinâmica. Durante o processo de pesquisa, identificamos que empresas de vanguarda, que apresentam seus resultados anuais em produções audiovisuais, utilizavam variações de vídeos classicamente institucionais como, por exemplo,executivos discursando, letreiros com informações numéricas, locução em off e inserts de funcionários. Produções funcionais, mas que não atendiam mais aos requisitos de quem buscava inovação. A solução veio de um questionamento relativamente simples que tivemos sobre o caso:que tipo de situação poderíamos ter para retratar em vídeo o interesse genuíno por informações sobre uma empresa? Às vezes, o óbvio demora a aparecer. Quem, se não um estagiário, recém-chegado, estaria mais ávido por informações e relacionamentos? Quem melhor que um estagiário para dar uma visão clara e isenta sobre uma empresa? A partir desses questionamentos, apresentamos a proposta da websérie.
Seria notoriamente uma inovação para a SulAmérica fazer uma websérie com a participação de seus executivos contracenando com “atores-estagiários” que na trama seriam os responsáveis por reunir todas as informações necessárias para a composição do relatório anual de 2015.Após avaliação de todos os concorrentes, vencemos o processo de concorrência. Com a proposta aprovada, começaram os desafios de produção. A equipe da SulAmérica participou efetivamente do casting para a seleção dos dois jovens, que além de bons atores, teriam que ter “alma” de estagiário de fato. Eles não estariam sozinhos na trama, para trazer mais humor e emoção, eles estariam sob a tutela de uma funcionária da empresa, a terceira personagem, Angélica. Após dois dias de teste de VT, com mais de 50 candidatos, fechamos nossa seleção: Carla Fioroni (Angélica), Matheus Gomes (Pedro) e Giulia Gayoso (Mari).
Fizemos um planejamento de produção detalhado e o cronograma foi seguido à risca. Havia o desafio de fazer todas as gravações na sede recém-inaugurada da empresa, em São Paulo. Para viabilizar o projeto em quatro diárias de gravação, com os funcionários da empresa trabalhando e ainda conciliar a agenda dos executivos, contamos com uma equipe de 26 pessoas que iam montando e desmontando sets de gravação em salas de reunião, salas de executivos e baias da empresa. Os equipamentos tinham que ser compactos e a ordem mantida, já que tudo aconteceria com a empresa em pleno funcionamento.
A pós-produção foi mais tranquila, pois a ideia era não ter letreiros ou grafismos—todas as informações deveriam aparecer de maneira integrada à trama. Para isso acontecer, gravamos a tela de tablets e notebooks integrados às cenas, com os resultados que precisavam ser destacados.Tudo correu exatamente como planejado. Houve uma ótima sinergia da equipe da produtora com a SulAmérica e isso sem dúvida foi fundamental para o sucesso da produção.