Nesta terça-feira (13) foi celebrado o Dia Internacional do Rádio, e para marcar a data, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou campanha de áudio que evidencia o tratamento desigual na cobertura esportiva. Nos spots, a organização mostra como a imprensa tem postura machista ao falar das atletas mulheres.
A organização detectou que a mídia tende a prestar atenção em atributos como aparência das esportistas, suas vestimentas, tipo físico e vida pessoal em detrimento de sua habilidade. Em dois spots nomeados de “My diary”, uma garotinha narra suas ambições no esporte até ser interrompida por comentários sexistas de narradores.
Já nos outros três spots, um atleta de cada sexo narra a mesma história, com exceção de uma palavra, contrastando os desafios e críticas que recebem por sua performance. As peças foram criadas pela agência BETC França e reforçam a representatividade das mulheres no esporte. Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang e nos Jogos Paralímpicos, 43% dos atletas são do sexo feminino.
O espaço e cobertura para elas na imprensa, no entanto, não reflete sua força. Apenas 4% da mídia especializada é dedicada a falar da mulher no esporte e somente 12% das mulheres apresentam noticiário esportivo, segundo dados da Unesco.