Mesmo com uma redução de R$ 67 milhões nas campanhas institucionais, se comparado com o mesmo período de 2004, a União gastou até o início de dezembro R$ 230 milhões com publicidade referente aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Desse valor, a maior parte se refere à publicidade de utilidade pública e institucional. Enquanto este ano o Estado aplicou R$ 96 milhões em publicidade de utilidade pública, como as voltadas para vacinação e prevenção de doenças, destinou quase que o mesmo valor, R$94 milhões, à publicidade institucional para promoção de suas próprias ações. Segundo informação do site Contas Abertas, estes números, aferidos pelo Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira da Secretaria do Tesouro Nacional), não incluem os gastos com a publicidade de estatais como Correios e Telégrafos e Petrobrás, além de sociedades de economia mistas como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. O montante é bem superior aos gastos com saúde e educação, por exemplo. Cerca de R$ 27 milhões foram investidos na construção de hospitais e postos de saúde, compra de equipamentos. Apenas R$ 12 milhões destinados à construção de escolas, instalações, etc.
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