Após quatro utilizando o conceito “Nem parece banco”, o Unibanco retoma o slogan “Banco único” – criado no final dos anos 80 pela W/. Os novos comerciais com os chamados Unimascotes, “Todo lugar homem” e “Todo lugar mulher”, criados pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, são finalizados com “Banco único”. Os comerciais e os anúncios para o meio revista também resgatam com mais intensidade o conceito Banco 30 horas – seis horas nas agências e 24 horas onde o cliente estiver. A ideia do conceito “Nem parece banco” era para mostrar a agilidade de serviços.

Especialistas do mercado financeiro consultados pelo propmark acreditam que a mudança passou a ser inevitável após a fusão do Unibanco com o Itaú. O slogan criado pela F/Nazca ficou conflitante com os interesses do Itaú, que quer ser grande e faz por onde para buscar a liderança entre os bancos privados do País. Comprou a operação do Bank Boston na América Latina e assumiu no ano passado o Unibanco para tornar-se líder do segmento no mercado brasileiro com ativos superiores a R$ 575 bilhões, à frente do Banco do Brasil/ Nossa Caixa e do Bradesco. “Fazia sentido para o Unibanco usar esse mote morcadológico quando ele lutava para ter destaque entre os bancos intermediários. Agora que integra o Itaú, não faz mais sentido”, diz a fonte do propmark.

Os novos comerciais da série Unimascotes foram criados por Alexandre “Rato” Pagano e Marcelo Nogueira, com direção criatiava de Fabio Fernandes e Eduardo Lima. A Zero Filmes, para as imagens reais, e a Vetor Zero, para animação, estiveram à frente da produção.

Paulo Macedo