O novo ranking do Ibope Monitor Evolution, que mensura o investimento publicitário no mercado brasileiro, traz uma surpresa na lista de anunciantes. Pela primeira vez em 11 anos, a liderança deixa de ser das Casas Bahia, agora segunda colocada, e fica nas mãos da Unilever. A empresa multimarcas aparece com investimento de R$ 2,24 bilhões nos primeiros seis meses do ano, frente a R$ 1,59 bi da varejista – que, ao menos até o fim de 2013, se mantém há 11 anos como líder anual de investimento publicitário no país.
Outra surpresa na lista é a escalada da empresa farmacêutica Genomma à terceira posição. O anunciante, que detém marcas de cremes para rugas, cicatrizes e espinhas – como Asepxia, Cicatricure e Goicoechea –, intensificou seu investimento na TV aberta e, com R$ 1,27 bi no semestre, ultrapassou marcas e operações tradicionais como Ambev (R$ 962 milhões), Caixa (R$ 711 mi), Volkswagen (R$ 662 mi), Fiat (R$ 588 mi), Petrobras (R$ 575 mi), Sky (R$ 549 mi) e Hypermarcas (R$ 496 mi) – que completam o Top 10.
Agências
Entre as agências, a Y&R se mantém na também histórica liderança, que ultrapassa uma década, tendo movimentado R$ 3,52 bilhões no período. A Ogilvy aparece na segunda colocação (R$ 1,69 bi), seguida por Borghi/Lowe, em terceira (R$ 1,65 mi); AlmapBBDO, em quarta (R$ 1,60 bi); WMcCann, em quinta (R$ 1,55 bi); Leo Burnett Tailor Made, em sexta (R$ 1,07 bi), Publicis, em sétima (R$ 1,05 bi); DM9DDB, em oitava (R$ 1,04 bi); JWT, em nona (R$ 1,03 bi); e Havas, em décima (R$ 1,02 bi). Também já ultrapassou a marca de R$ 1 bi a Africa, 11ª, com R$ 1,006 bi.
Mídia
A TV Aberta continua como líder absoluta no share de mídia, de acordo com o ranking do Ibope. O meio recebeu R$ 27,5 bilhões dos R$ 52,039 bilhões totais do período, participação de 53%. Em segundo permanece o Jornal, com 17% (R$ 8,7 bi). A Internet chegou à terceira posição, com R$ 3,88 bi em faturamento e 7% de participação – mesma percentagem da agora quarta colocada TV por Assinatura, que angariou R$ 3,51 bi.
O meio Revista é o quinto maior, com 6% de participação (R$ 2,95 bi) e o sexto é TV Merchandising – mensurado pela primeira vez pelo Ibope –, com 5% (R$ 2,78 bi). Com 4% de participação está o Rádio (R$ 2,18 bi), à frente de Mobiliário Urbano, com 1% (R$ 266 milhões). Com menos de 1% de participação integram o ranking Cinema (R$ 149 mi) e Outdoor (R$ 46 mi). Todos os meios tiveram alta de investimento em relação ao primeiro semestre de 2012, com exceção de revista (R$ 3,23 bi no ano passado) e Outdoor (R$ 57,8 mi).