A Unilever convoca a indústria de bens de consumo a unir esforços para combater os resíduos plásticos nos oceanos e desenvolver uma economia circular para o material. A iniciativa acontece um ano após a companhia se comprometer em garantir que 100% de suas embalagens plásticas serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

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São quatro iniciativas: investir em inovação para modelos que promovam o reuso das embalagens plásticas; adotar o compromisso com embalagens 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025 e estabelecer metas para o pós consumo; um Protocolo Global de Plásticos com definições e padrões industriais em relação aos materiais que devem ser usados e que garanta uma infraestrutura de reciclagem economicamente viável; e liderar discussões com o setor público para fomentar melhorias na infraestrutura da gestão do lixo.

Segundo a empresa, tem havido importantes progressos. Desde 2010, os resíduos associados ao descarte de seus produtos diminuiu 28% e o peso de suas embalagens foi reduzido em 15%. A companhia também atingiu a marca de Aterro Zero em todas suas fábricas em 2015. Apesar disso, a empresa acredita que o assunto segue desafiador e demanda atenção especial.

Uma pesquisa da Ellen MacArthur Foundation (EMF) aponta que são despejados nos oceanos o equivalente a um caminhão de plástico a cada minuto e que, até 2050, pode haver mais plástico no oceano do que peixes. Hoje, apenas 14% das embalagens plásticas são coletadas para reciclagem.

Paul Polman, CEO da Unilever, celebra o fato de outras empresas terem assumido compromissos similares  para lidar com os resíduos plásticos. No entando, ele destaca que como indústria de consumo, é preciso ir além por meio de uma transição do modelo linear de consumo (usar, produzir, descartar) para um circular.

“É importante abordar a questão do plástico no oceano como responsabilidade compartilhada, na qual todos os agentes da cadeia de valor devem trabalhar coletivamente para encontrar soluções efetivas. Não há dúvida de que a resposta da indústria de bens de consumo influenciará decisivamente na velocidade que as mudanças irão ocorrer. Nós estamos numa conjuntura crítica”, alerta Polman.

Conjunto de iniciativas Unilever

Em paralelo ao seu compromisso de 2025, a companhia se comprometeu a utilizar 25% de resina reciclada pós consumo em suas embalagens até o mesmo ano e a publicar a palheta completa de materiais plásticos utilizados em suas embalagens até 2020.

Em 2017, foi anunciado a tecnologia CreaSolv Process para reciclagem de resíduos de sachês e cuja viabilidade comercial será analisada em fábrica piloto na Indonésia. Um dos objetivos é disponibilizar a tecnologia entre parceiros da indústria, incluindo concorrentes.

Em 2010, foi anunciado o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP), plano com três grandes objetivos globais: ajudar mais de um bilhão de pessoas a agirem para melhorar a sua saúde e bem-estar até 2020; reduzir pela metade a pegada ambiental da produção e uso dos seus produtos, à medida que faz o negócio crescer até 2030; e melhorar a vida de milhões de pessoas na cadeia de valor até 2020.

 

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