De olho em um mercado que movimenta bilhões de reais ao ano, a Unilever mira em mulheres na casa dos 30 anos para um de seus principais lançamentos no período: a nova linha de Vasenol. “Atualmente, produtos para o corpo têm 70% de penetração nos lares brasileiros. É um número baixo, se compararmos à porcentagem de fórmulas para o cuidado dos cabelos ou cremes dentais, ambos com 99%. Estudos comprovam que a quantidade de hidratante utilizada pelas mulheres ao longo do ano chega apenas a um litro por pessoa – menos de 3 ml por dia. É um mercado com muito potencial. Por motivos estratégicos, a empresa deixou um pouco de lado o setor nos últimos anos. Agora é o momento de valorizá-lo novamente”, declarou Andrea Salgueiro, vice-presidente de personal care da Unilever. Segundo a executiva, este é um mercado que, de 2009 a 2012, cresceu em média 15% ao ano.
O anúncio contempla duas linhas: o relançamento de Vasenol Hidratação Total, com fórmulas e embalagens atualizadas, e o lançamento de Vasenol Recuperação Intensiva, destinada às peles extrassecas. Nessa última, o destaque fica por conta de Vasenol Clinical, indicado para casos mais graves de ressecamento e que será vendido apenas em farmácias. De acordo com Sueli Cagliari, gerente de desenvolvimentos de produtos da Unilever, a química é a mesma dos produtos vendidos nos Estados Unidos, país em que o mercado de dermocosméticos é maior e com tecnologia mais avançada.
O grande lançamento, no entanto, retoma a história da marca, cujo primeiro produto foi a “Wonder Jelly” de Robert Chesebrough, químico anglo-americano que, em 1870, descobriu as propriedades curativas dos resíduos de petróleo e os purificou até chegar à vaselina. Campeã de vendas nos EUA, a geleia de vaselina 100% pura será apresentada aos brasileiros tendo por foco as suas mais de 30 funcionalidades, como hidratante, auxiliadora na cicatrização de feridas, fixador de maquiagens e perfumes e aliada no combate às olheiras, entre outras. “Queremos reforçar o potencial desses produtos, que não atuam apenas na beleza, mas também na saúde da pele. Quando falamos de dermocosmética no Brasil, instantaneamente pensamos em fórmulas com preço médio de R$ 100. Com Vasenol, a Unilever democratiza esse tratamento”, afirmou Adriana Castro, diretora de marketing de skin care da empresa.
Campanha
Com previsão de lançamento para 2 de setembro, a campanha de divulgação das novidades, elaborada pela Neogama/BBH, inclui filmes para TV, mídia impressa e out of home. A divulgação da geleia original de vaselina da marca está a cargo da F.biz e destacará as dezenas de utilidades do produto no meio online (redes sociais, página oficial e canal no YouTube).
O investimento na comunicação dos novos produtos é alto. “Contratamos um diretor americano para o comercial. No currículo, ele tem produções como o filme ‘Gladiador’”, adiantou Adriana. Em 2012, o faturamento da Unilever ficou em 51,3 bilhões de euros.