Um mix de CDs, LPs, almofadas, quadros, pôsteres, bonés, camisetas, meias, moletons, canecas e coolers inspirados na obra dos artistas Sandy e Junior, Charlie Brown Jr., Rolling Stones, Zeca Pagodinho, Tim Maia, Eli Soares, Mamonas Assassinas, Guns N’ Roses, Wilson Simonal e Vinicius de Moraes. Eis o start da UMusic Store, plataforma de e-commerce que oferece negócios e experiências.
O projeto lançado pela gravadora Universal Music dá um dos tons do futuro da casa e da indústria. Paulo Lima, presidente da gravadora, fala do caráter empreendedor da empresa, que estudou alternativas à queda da venda física. Em paralelo, a companhia viu com atenção a necessidade dos fãs de terem acesso a mais conteúdo.
“Gravadora é uma empresa de conteúdo e de entretenimento. Cada artista é uma empresa, uma startup, uma marca muito além da música. E a gente deve desenvolver projetos e produtos para potencializar. Entregamos isso de levar o artista além da música”, afirma. Com a iniciativa, a Universal espera agregar e ampliar a receita no nicho.
De acordo com o executivo, um dos principais objetivos da iniciativa é revitalizar o segmento de produtos musicais e entregar mais do que apenas o áudio. Para isso, ele lembra que a empresa tem um pedaço da história da música no acervo. “Relançar um vinil do Tim Maia de 1972 é uma coisa fantástica. Sei que o conteúdo às vezes está disponível numa plataforma digital, mas ele palpar o vinil e utilizar como item colecionável, não. Queremos levar, além da música, experiências”, diz.
A partir do potencial de segmentos como moda, decoração e acessórios, a plataforma reúne produtos que vão além de usar a imagem do artista. O foco é manter itens criativos, com arte e sensibilidade para conectar com o fã. “Isso retroalimenta o consumo da música. Porque quando ele tem acesso a uma peça do artista, seja um quadro, uma caneca, uma almofada, ele vai ouvir de novo aquele conteúdo. O físico não acabou, está em transformação. Ele deixa de ser um CD, um LP, um DVD, e passa a ser um objeto de desejo que no final o fã vai continuar escutando e até aumentar o consumo de música daquele artista”, indica.
Além do portfolio da casa, o projeto deve oferecer futuramente produtos oficiais de talentos que não são necessariamente contratados por ela. O portal permite ainda que revendedores comprem em atacado. E outro caminho é ter lojas físicas em shows e turnês. Isso já vai acontecer na tour “Nossa História”, dos irmãos Sandy e Junior, que comemora 30 anos de carreira como dupla.
Tendo experiência como palavra crucial para esta iniciativa, surpreender o fã também está no radar da Universal. Nesse start da UMusic Store, isso aconteceu com a box que contém todos os CDs de Sandy e Junior. Além da alta procura – 600 box vendidas em duas horas -, dez caixas serão autografadas, e os fãs só vão saber quando receberem.
“Imagina receber uma caixa autografada em casa? Isso tem um cheiro a mais. A UMusic Store não é um site de venda e-commerce, é uma plataforma de itens colecionáveis. Há essa conexão aspiracional de poder ter essa caixa com todos os CDs. A pessoa quer se conectar com eles, mas não vai abrir, por exemplo. Gosto muito do termo memorabillity. Tocamos na sensibilidade do fã, que no final vai ouvir a música, mas dar o play na plataforma digital.”