Depois de quase quatro décadas de produção no Brasil, a Fiat se despede do Uno com uma campanha com histórias. Com o conceito “A paixão é interminável”, a Leo Burnett Tailor Made foi a responsável pelo projeto de despedida que traz o próprio carro contando sua história.
O filme, parte de uma ação totalmente digital, traz o Uno se despedindo do público brasileiro, que o fez ser um dos carros mais vendidos da marca na América Latina. No estilo “Draw my life”, o vídeo traz uma edição acelerada juntamente com ilustrações seguidas da narração do Uno.
Explorando um formato nativo do YouTube, o modelo relembra momentos que viveu e proporcionou aos seus motoristas, como viagens, passeios em família aos domingos e até as longas rotinas de trabalho.
O Uno se despede assim como outros carros icônicos dos mercados brasileiro e mundial, como a Kombi e o Fusca. Criada pela AlmapBBDO em forma de testamento, a campanha teve início no final de 2013 e trazia uma lista de desejos do carro, dentre os quais, o último: voltar para casa.
Já o Fusca se despediu há dois anos com uma animação criada pela agência Johannes Leonardo e produzida pela Nexus Studios, que comoveu o público à época. Entre as referências do filme, está a trilha, por exemplo: ‘Let It Be’, dos Beatles.