Contra a política de posts pagos, conteúdo do Update or Die! pode ganhar 'marca madrinha'

 

Completando oito anos de vida em 2012, o Update or Die! se consolidou em audiência junto a públicos interessados em comunicação, tecnologia, comportamento e tendências em geral. Autointitulado uma “comunidade de early adopters”, pessoas que têm ou buscam ter contato com novidades antes do grande público, o ambiente online é diariamente alimentado com posts que abordam desde novas bandas e ações diferenciadas de marketing até cases voltados a estudos científicos e experimentos tecnológicos — o que os levam a números como 30 mil visitantes únicos por dia e mais de seis milhões de pageviews por mês.

Indo além de seus leitores, porém, o plano atual do Update or Die! é gerar conhecimento e reconhecimento junto ao mercado publicitário quanto a seus demais produtos e serviços — que inclusive correspondem atualmente a 60% do faturamento da empresa, frente aos 40% de mídia no site. O principal deles é o de consultoria criativa, na qual o UoD! presta apoio a campanhas e projetos de marca, desde a fase embrionária à sua amplificação.

“As agências, anunciantes e outros envolvidos no processo nos procuram quando estão engatilhando uma campanha e querem nosso olhar, especialmente pela credibilidade dos profissionais que atuam conosco. Algumas vezes participamos desde o início do projeto; outras, entramos com postura de consultores mesmo, avaliando e aconselhando a otimização de determinados processos”, explica Gustavo Giglio, sócio e responsável pelas áreas de marketing, novos negócios e projetos do Update or Die!. Entre os mais recentes, estão trabalhos junto ao SWU, em parceria com o Grupo Totalcom; o festival de curtas promovido pela Elemidia; parcerias de conteúdo com a Trip Editora; e o Google Sandbox, juntamente com a R/GA. “Queremos que esses parceiros, e especialmente as agências, pensem na gente como um reforço, um apoio, nunca um concorrente”, acrescenta.

Brenner e Giglio querem destacar serviços além do veículo UoD!Como diferencial nesse serviço, a empresa traz a força de seus updaters — grupo atualmente formado por 50 profissionais multidisciplinares que são responsáveis por dividir seus achados com o público leitor do veículo, de forma espontânea. “Nossos updaters são ‘garimpeiros’, buscam naturalmente coisas novas e interessantes que gostam de dividir, escrevendo sobre o que têm paixão. Foi essa a essência que deu origem ao UoD! em 2004 e segue firme até hoje. O grupo traz muitos publicitários, da criação e planejamento à mídia e ao atendimento, mas também conta com designer, músico, atriz, diretor de cena, até médico e chef de cozinha. Essa união de olhares tão diferenciados e complementares é muito válida na hora de avaliar ou participar de um projeto especial. Montamos times com eles para participar de cada uma de nossas demandas”, detalha Giglio.

O ativo conquistado pelo grupo de updaters também deve constar na crescente oferta de novos produtos com a chancela do Update or Die!. Segundo Giglio, já estão no “cardápio” da empresa a realização de palestras, treinamentos e cursos com curadoria e participação de alguns desses profissionais. Por ter fãs declarados e ter se tornado uma marca admirada por um público considerável, outra forma de rentabilizar é a comercialização de canecas, camisetas e outros produtos com motivos do UoD!.

Marca madrinha

Mesmo no produto mais tradicional, o Update or Die! procura implementar uma novidade que garanta maior tranquilidade comercial na venda de mídia e conexão de marcas com seu conteúdo. Recusando-se  a realizar a política de posts pagos e publieditoriais, a empresa está atrás de uma “marca madrinha” para seu site, que ocupe a maior parte dos espaços destinados a anunciante, posicionando-se ainda como a “oferecedora” do conteúdo do UoD! — ativo de maior valor da empresa, segundo os próprios sócios. “Esse parceiro comercial teria creditado a ele o oferecimento de todo o conteúdo postado no Update or Die!, além de ocupar cerca de 80% dos espaços comerciais do site e ter preferência para participar diretamente em outros produtos, como os cursos e treinamentos. Ela se apropriaria, no melhor sentido da palavra, daquilo que temos de mais valioso: nosso conteúdo”, convida Giglio.

Internacionalização é a próxima meta

A internacionalização da Update or Die! é outro projeto a ser colocado em prática em 2012. Após estudar mercados e visitar potenciais parceiros em cidades de Estados Unidos e Canandá, Giglio e o fundador Wagner Brenner decidiram iniciar, ainda este ano, a transformação de parte do conteúdo do site para a língua inglesa, primeiro passo para uma expansão territorial. “Já temos uma audiência grande em países como EUA, Canadá e Espanha. Agora, queremos intensificar isso e conquistar novos mercados. Inicialmente, vamos traduzir alguns de nossos posts antigos e novos para o inglês. Num futuro breve, porém, estudamos desde a adesão de novos updaters ao início de uma parceria com representantes internacionais, ou mesmo a presença de um escritório próprio em alguns países”, adianta Giglio.

A expansão pode ainda ser potencializada com a chegada de um investidor. De acordo com o executivo, diversas propostas vêm sendo estudadas nos últimos tempos e uma delas pode facilitar a expansão planejada. “Nossa ambição é controlada, até porque queremos manter nossa independência e estilo de vida atual. Mas temos um plano de crescimento que seria sim ajudado com a chegada de um investidor”, destaca. Atualmente, além de Giglio e Brenner, Walter Longo participa da trinca de sócios do Update or Die!.