A Urban Summer comemora a conquista da conta das redes sociais da Microsoft. A agência será responsável pela administração e pelo monitoramento das páginas do Facebook e Twitter para a divisão que atua com a audiência de desenvolvedores e inovação. Um dos primeiros trabalhos será o reposicionamento dos canais para atingir estudantes de tecnologia, profissionais de TI e desenvolvedores, mantendo o bom relacionamento e conquistando novos seguidores. A Urban Summer também assumiu os canais da iniciativa Parceiros na Aprendizagem, da Microsoft, que inclui o Facebook, Twitter e a rede social mundial para professores e gestores escolares chamada PIL Nework.
“Quando entramos na concorrência para a conta de redes sociais da Microsoft, exploramos duas frentes. A primeira é a gestão dos posts, que a partir de uma análise do cliente e do trabalho realizado, propôs um novo plano editorial para alimentar os canais sociais da empresa com o melhor conteúdo, um tom de voz adequado, interação com a audiência e mensuração de resultados”, explica Alessandro Guidini, sócio-diretor de criação. A segunda frente é a de ativação criativa. “Muitas empresas estão presentes nas redes sociais e produzem um conteúdo adequado para sua audiência, mas por falta de grandes ideias e de ativação, têm um baixíssimo engajamento com seu público. Sendo assim, além do plano diário de gestão de conteúdo, desenvolvemos ativações periódicas para gerar picos de engajamento e o cumprimento das metas”, afirma Caio Bamberg, sócio-diretor de atendimento.
Desde o início de trabalho, houve um desdobramento: o canal foi subdividido em dois, como reflexo de um alinhamento global em que o Brasil foi escolhido como um dos participantes-pilotos dentre as subsidiárias da companhia. “O TechEd, nosso canal original, passa a se dedicar ao relacionamento e produção de conteúdo para os profissionais de TI, e o Microsoft Developer Brasil é focado nos desenvolvedores”, conta Milton Burgese, diretor de educação da Microsoft Brasil.