A penetração da tecnologia wearable no Reino Unidos quase dobrou no ano passado. Agora, as mulheres são potenciais consumidoras tanto quanto os homens. De acordo com os dados do Clicked Research Agency, a proporção de consumidores britânicos que possuem qualquer dispositivo wearable cresceu de 7% para 12%, enquanto um quinto está muito interessado em ter um. O crescimento dobrou para Smartwatch (4%), Monitores de atividade física (6%) e Eyewear (2%). Os relógios para esportes com GPS, no entanto, estão estagnados em 4%.
Na pesquisa ‘UK trends in wearable technology’, o diretor do Clicked, Stephen Mellor, disse ao Warc que notou uma série de mudanças no sentimento dos usuários de diferentes segmentos, como, por exemplo, o forte interesse dos mais velhos em se exercitar, abraçando, assim, a tecnologia com mais entusiasmo.
Segundo Mellor, as evidências apontam que as propriedades dos dispositivos estão se tornando cada vez mais amplas, com gênero neutro, orientadas menos pelos esportes e pelos jovens. “A categoria está ampliando ao consumidor mainstream, que não está obcecado por esportes e monitoramento de desempenho”, acrescentou.
Embora isso seja encorajador para fabricantes de produtos – e para as marcas que consideram wearable como uma oportunidade de publicidade, Mellor advertiu que as taxas de extinção permanecem elevadas. “Cerca de 72% deixaram de usar o dispositivo no ano passado”, disse ele. “A maioria dentro de três meses”.
“Para os atuais proprietários de wearable no Reino Unido, vemos dispositivos saindo de uma fase de otimismo e entrando no ‘Vale da Desilusão’ antes de amadurecer nos dispositivos mais produtivos que o mercado de massa valorizará”, analisa Mellor.
Com informações de Warc