O uso de smartphones dobrou de tamanho no mundo em apenas quatro anos, de acordo com um novo relatório do Google, o ‘Google Consumer Barometer – The Internet in Numbers’. A consultoria Kantar TNS entrevistou consumidores do mundo todo para conhecer melhor sua relação com a internet, nos últimos cinco anos.

Segundo a pesquisa realizada a pedido do Google, em 2012, um em cada três consumidores de 40 dos países pesquisados tinham acesso a um smartphone. Apenas quatro anos depois, o percentual saltou para 70%. No Brasil, o crescimento no uso de celulares saltou de 14% em 2012 para 62% em 2016, um aumento de 4,5 vezes.

Para a maioria das pessoas no Brasil, a mudança mais significativa de suas vidas nos últimos cinco anos provavelmente é o smartphone. Diariamente, o aparelho é usado para tirar fotos por 64% das pessoas; 60% dos entrevistados disseram ouvir música; 59% afirmaram que o dispositivo é a forma preferida para saber a hora ou programar um despertador (65%).

Os brasileiros usam o smartphone semanalmente para: acessar redes sociais (65%); assistir vídeos (50%); encontrar informações  (44%) e buscar informações sobre produtos (20%).

De acordo com a pesquisa, em todo o mundo, cerca de um terço dos usuários afirmam que acessam a internet com mais frequência por meio do smartphone no lugar do computador ou tablet. No Brasil, esse percentual é ainda maior: 59%.

Paralelamente, as pessoas estão usando mais aparelhos para acessar a internet. Em 2012, o número médio de dispositivos conectados por pessoa era de 0,6. Em 2016, esse índice subiu para quase 2 dispositivos conectados por pessoa.  27% das pessoas disseram ter adquirido seu primeiro smartphone nos últimos doze meses e 90% dos entrevistados afirmam que acessam a internet diariamente.