Os internautas que navegam com os bloqueadores de anúncios, conhecidos como ‘adblockers’, agora não têm mais acesso ao conteúdo do site da Folha. O bloqueio, no entanto, não atinge assinantes identificados como tal. Os visitantes com a extensão ativa são detectados pelo sistema, que envia uma mensagem dizendo: “Fazer jornalismo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma forma de financiamento importante para o jornal”.
De acordo com o diretor de circulação e marketing da Folha, Murilo Bussab, o tema já está em discussão na ANJ (Associação Nacional dos Jornais). Ele afirma que é apenas uma questão de tempo para que os grandes provedores de conteúdo jornalístico do país adotem os bloqueadores de bloqueadores também.
O jornal é o primeiro no Brasil a adotar a medida, que já funciona em outros países. Nos Estados Unidos, publicações como “Forbes”, “The Washinton Post” e “The New York Times” passaram a bloquear a navegação com ‘adblocker’. Para Bussab, a ativação dos bloqueadores vai interferir significamente na receita do jornal.