Uma nova ferramenta do Facebook vai notificar os usuários da rede social quando suas contas tiverem ‘fortes suspeitas’ de que suas contas estão sendo espionadas pelo governo. Segundo o chefe de segurança da companhia, Alex Stamos, haverá uma notificação quando o usuário acessar a versão da rede social para computadores pela primeira vez depois do ataque. A companhia não deu detalhes sobre o motivo de começar a informar os ataques de hackers ligados ao governo a partir de agora.
O Facebook foi citado, em 2013, por um ex-técnico da agência nacional de segurança sobre ações dos Estados Unidos para espionar cidadãos americanos e estrangeiros. Na ocasião, foram revelados detalhes das ações do governo para monitorar e acessar os dados de grandes empresas de internet, como também o Google e Microsoft. Na época, as companhias negaram qualquer acordo com o programa de espionagem do governo americano.
Quem receber a notificação deve ativar a opção “Aprovação de acesso”, que envia um código de segurança via celula que deve ser informado depois do usuário e senha. Essa verificação em duas etapas é um recurso de regurança utilizado por outros serviços, como o email do Google.
*Com informações de O Estado de S. Paulo