O LinkedIn anunciou, nesta quarta-feira (23), uma pesquisa inédita sobre as 20 empresas mais desejadas para se trabalhar no Brasil. O ranking é resultado da análise das buscas realizadas pelos usuários da rede nos últimos 12 meses.

“Medimos as interações dos usuários com as páginas das empresas e a preferência por vagas anunciadas por determinada companhia”, explica Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral do LinkedIn Brasil.

Vale e Natura aparecem no primeiro e no segundo lugar, respectivamente, mantendo as posições conquistadas em 2012. Em terceiro lugar está a TAM, que no ano passado aparecia em 16º. As empresas Whirpool Latin America, Itaú Unibanco e Andrade Gutierrez integram o ranking pela primeira vez. Dell, GE e Bradesco, que ocupavam as 13ª, 17ª e 19ª posições em 2012, saíram da lista.

Já no ranking global, o Google ocupa a primeira posição, seguido de Apple, Unilever e P&G. Apenas três companhias brasileiras aparecem nesta lista: Vale, em 41ª; Natura, em 65ª; e Odebrecht, em 71ª.

Usuários

De acordo com o último balanço, a companhia alcançou a marca de 15 milhões de usuários no Brasil – um crescimento de 50% em relação a outubro do ano passado, quando 10 milhões de brasileiros estavam conectados à rede. Com esse montante, o país mantém a terceira posição em número de usuários, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. “Todas as nossas ações são pensadas a partir da experiência do usuário, pois acreditamos que o sucesso da empresa depende da confiança que eles depositam no LinkedIn. Consideramos que a resposta positiva no Brasil deve-se em grande parte a esse respeito”, afirma Oliveira.

Receita

A receita da companhia é proveniente de três áreas: 56% de soluções de recrutamento (cerca de $ 205 milhões); 24% de soluções de marketing ($ 85 milhões) e 20% de assinaturas premium ($ 73 milhões). “As soluções de marketing são sustentadas por três pilares. O primeiro é o da segmentação, já que as marcas desejam falar com esse público, mais instruído que a média da população e, portanto, mais influente e qualificado. O segundo é o da educação, claro; e, o terceiro, o do mercado B2B, uma vez que, além de indivíduos, os usuários do LinkedIn são também tomadores de decisões em suas companhias”, destaca Oliveira.

Segundo o executivo, diversos formatos publicitários, como banners, displays e e-mail marketing, são oferecidos às marcas. Outro serviço disponível é o das atualizações patrocinadas, que permite ao anunciante engajar os usuários por meio da veiculação de conteúdo próprio na rede. “Atualmente trabalhamos com mais de 200 marcas anunciantes. A audiência gosta e espera receber esse conteúdo”, diz. A meta do escritório brasileiro é estender o serviço para toda a América Latina.

Fundada nos Estados Unidos em 2003, a rede profissional ganhou popularidade no Brasil em abril de 2010, quando desenvolveu sua versão em português. Atualmente, conta com mais de três milhões de páginas de empresas e 200 milhões de profissionais cadastrados. Cerca de 45 milhões de perfis são vistos todos os dias.

Confira abaixo o ranking completo das empresas mais desejadas do mercado brasileiro:

1- Vale 
2- Natura
3- TAM
4- Ambev
5- Petrobras
6- Odebrecht
7- Gerdau
8- Unilever
9- Whirpool Latin America
10- Nestlé
11- Camargo Correa
12- HP
13- Johnson&Johnson
14- Microsoft
15- Accenture
16- General Motors
17- Itaú Unibanco
18- Andrade Gutierrez
19- Pepsico
20- IBM