Campanha reflete sobre o conceito de sustentabilidade

 

A Vale lança neste final da semana seu novo posicionamento de marca, resumido na assinatura “Vale. Para um mundo com novos valores”. Concebido a “quatro mãos” por Neogama/BBH e a Lew’LaraTBWA, o conceito busca captar “a essência da empresa, suas crenças e premissas presentes em sua missão e visão, bem como refletir o conceito de sustentabilidade por meio do compartilhamento de valores”.

Em comunicado, Sérgio Giacomo, diretor de comunicação da Vale, diz que a assinatura busca expressar os valores profundos das pessoas que fizeram, fazem e farão parte da história da empresa, resumindo a crença de que o progresso nada significa se não estiver alinhado às necessidades dos nossos tempos. “Uma mineradora que tem o respeito e a transparência como princípios, que busca proximidade e diálogo com seus públicos e transmite a segurança de que está desempenhando seu papel da forma mais positiva possível. Esta é uma grande oportunidade para impulsionar a vontade de vencer os desafios e inspirar pessoas globalmente com nosso jeito único, inovador, sustentável e positivo de fazer mineração”, completa.

Campanha

A campanha de lançamento do novo posicionamento conta com ações na TV, mídia impressa e internet. O filme “Manifesto“, produzido pela Conspiração e com direção de cena de Daniel Lieff, mostra imagens de diversos locais e pessoas, e se inicia com o locutor, em off, falando que “o mundo não tem um dono”. “São vários donos”, diz. E continua, entrando na área de atuação da Vale: “Se o minério é essencial para o mundo, respeito e equilíbrio também são”. Ao final, antes de mostrar a nova assinatura, o locutor fala que a Vale busca soluções hoje para um mundo melhor, quando ele terá novos donos – em alusão às imagens de crianças que são mostradas.

Ainda em cima do novo posicionamento, a mineradora lançou o INV (Índice de Novos Valores), ferramenta de monitoramento online que acompanha, em tempo real, os principais desejos e preocupações da sociedade em diferentes países, na internet e nas redes sociais. O resultado é uma página com números em constante atualização e linguagem visual muito semelhante às plataformas das bolsas de valores.

Capaz de monitorar ininterruptamente até 160 mil menções por mês, a ferramenta filtra palavras-chave específicas, em sete idiomas, em 13 países. A inovação identifica o quanto valores como respeito, transparência, equilíbrio, amizade, diálogo, igualdade, liberdade, solidariedade, sustentabilidade, simplicidade, parceria e segurança são mencionados em blogs, Facebook e Twitter. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Agência3, responsável pelas ações da Vale nas redes sociais, e irá fazer o monitoramento no Brasil, Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Moçambique, Japão, China e Austrália.