O diretor-presidente da Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, apresentou hoje (29) a nova logomarca e o novo posicionamento de comunicação da companhia. O anúncio foi feito para cerca de 500 gestores da empresa em todo o mundo, que estiveram reunidos, pela primeira vez, no Forte Copacabana, no Rio de Janeiro. O discurso de Agnelli também foi acompanhado por mais de 57 mil empregados, acionistas, investidores, parceiros, comunidades onde a empresa atua e a imprensa de mais de 30 países. Por meio da nova identidade visual, a companhia pretende se consolidar A idéia da nova identidade visual é , a empresa pretende consolidar sua imagem de companhia brasileira com atuação global.
O novo posicionamento e a nova marca da Vale foram criados pela empresa norte-americana Lippincott Mercer e sua parceira no Brasil, a Cauduro Martino. A Lippincott, que é líder em design e estratégia de branding, tem entre seus principais clientes Coca-Cola, General Electric, ABN-AMRO, IBM, Motorola e Rede Globo. Já a Cauduro Martino foi responsável pela implantação de marcas de clientes como Banco do Brasil, Unimed, TAM e Natura.
O comercial que apresentará esse novo conceito foi criado pela Africa e estréia no domingo. Nele, cenas de diversas partes do mundo onde a Vale atua, reforçando que a companhia produz ingredientes essenciais para a vida diária, fornecendo, com sua produção de minério de ferro, a matéria-prima para diversos produtos como computadores, relógios ou fogões. Durante as cenas, o filme apresenta frases como: “É possível transformar minérios em sonhos”, “É possível transformar minérios em caminhos”, É possível transformar minérios em orgulho”. A assinatura diz: “É possível fazer tudo isso respeitando as culturas locais. E ajudando a preservar o mundo em que vivemos”. Clique aqui para ver o comercial.
A empresa ressalta que o projeto não contempla a mudança de nome da empresa, mas reforça a palavra “Vale”, unificando sua utilização em todos os mercados onde atua. A idéia é que todas as unidades de negócios abandonem as expressões “Companhia Vale do Rio Doce”, “Rio Doce” ou a sigla CVRD. A decisão levou em conta a brasilidade, a força, a simplicidade e a sonoridade do nome “Vale”, que será usado em oito idiomas.