Nesta sexta-feira (13), e-mail assinado por Renata A. Guimarães, do Centro de Serviços Compartilhados da área de Suprimentos da Vale, informou quais agências estão desclassificadas e quais continuam na disputa pela conta do anunciante. A concorrência avaliou 10 agências. Cinco estão fora. A definição de uma ou duas agências vencedoras será feita por propostas comerciais.

De acordo com um publicitário ligado ao processo, as cinco agências classificadas têm perfil técnico recomendado pela área de marketing. “Agora, a definição é pela proposta comercial, mas ainda não recebemos os critérios de como essa avaliação será feita”, diz a fonte

Pelas apurações feitas pela equipe do propmark, as agências que continuam na disputa pela conta da Vale são: Africa, DPZ, JWT, Lew’LaraTBWA e Neogama/BBH. As seguintes agências foram desclassificadas: Euro RSCG/Contemporânea, Giovanni+Draftfcb, Leo Burnett Tailor Made, Publicis e WMcCann. A conta da Vale para 2012 é estimada em R$ 100 milhões, mas o anunciante não confirma esse valor. Atualmente, o anunciante é atendido pela Africa.

Na parte técnica, as agências apresentaram propostas de criação e mídia com o tema “Conexão/proximidade”. No final de dezembro, a Vale fez um “feedback” às 10 agências participantes solicitando correções e revisões de conceitos do briefing. Procurada, a Vale informou que realizou nesta sexta-feira apenas a comunicação das agências que foram desclassificadas e das que avançaram para a avaliação de propostas comerciais. O anunciante não quis dar mais informações.

por Marcello Queiroz