Embora com o país ainda enfrentando muitas dificuldades, acreditamos que o grande obstáculo ao que tudo indica foi vencido: a reforma da Previdência. Outras virão em seguida a essa, proporcionando-nos um segundo semestre melhor que o primeiro, tradição brasileira que mais uma vez se confirmará e desta feita, cremos, com boa margem de possibilidades.
O mercado publicitário, que andou arredio de janeiro a junho, promete um bom desempenho até dezembro como se pode confirmar observando o trabalho nas agências. Não será ainda um período de ouro. Temos muitas dificuldades a serem enfrentadas. Mas, do que estamos vendo das movimentações do mercado, a tendência e o entusiasmo que despontam servem para apontar a direção a seguir.
Ela compreende inclusive novos investimentos, muitos dos quais parados até aqui. O brasileiro em geral tem mudado muito nos últimos tempos, demonstrando um certo cansaço e desânimo em relação à política, o que acabará por se traduzir em voltarmos nossos esforços para o trabalho, para os possíveis investimentos e para a melhoria da qualidade de vida da população, esta uma condição indispensável para que retomemos a roda do desenvolvimento.
Nesse particular, há que se recomendar aos meios de comunicação e aos seus profissionais menos partidarismo na produção de matérias, valorizando o que merece e criticando o oposto, mas sem torcida. Porque conceitualmente a imprensa não deve torcer pela situação ou pela oposição, mas só e principalmente pelo sucesso do país e seu povo.
Um belo gol foi consignado na última semana pelo Grupo Record, anunciando patrocínios exclusivos da Caixa, McDonald’s e Latam Airlines para a transmissão com exclusividade dos Jogos Pan-Americanos.
Tem sido frequente nos últimos tempos a consagração de grandes torneios de diversas modalidades esportivas através da concessão de exclusividade a um só canal, o que valoriza sobremodo o evento.
Ao conquistar essa importante vitória, o Grupo Record fechou com essas três grandes marcas, obtendo assim condições melhores e mais lucrativas para oferecer ao grande público um trabalho digno de uma rede que tem história no mercado televisivo brasileiro, inclusive revelando craques inesquecíveis na transmissão esportiva via telinha.
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O esporte tem sido o assunto sempre de maior audiência dos meios eletrônicos, com destaque para TVs e emissoras de rádio, pelo simples fato aqui no Brasil de atingirem todas as camadas sociais.
O futebol, o de maior paixão entre todos, não atinge determinadas camadas sociais, mas absolutamente todas elas, transformando-se na grande atração da TV (que o diga a Globo) e mantendo assim a importância do meio para o mercado anunciante.
Essa preferência, que é praticamente mundial, não deslustra o interesse do telespectador por outras modalidades esportivas. Há em qualquer um de nós sempre presente um certo sentido lúdico quando assistimos a uma disputa esportiva.
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De 23 a 25 de agosto, será realizado no Hotel Jequitimar do Guarujá (SP) mais um Fórum de Marketing Empresarial, promoção do Lide (Grupo Doria), em parceria com a Editora Referência e curadorias de Marcos Quintela e do jornalista Adonis Alonso.
Relevantes temas que dizem respeito ao marketing e à comunicação serão debatidos no já tradicional evento, com destaque para o futuro da TV, com presenças já confirmadas de debatedores com invejável visão do meio.
Dentre eles, já confirmaram participação Douglas Tavolaro (CNN), Marcelo Parada (SBT), Amilcare Dallevo Neto (RedeTV!) e outros cujas confirmações ocorrerão nos próximos dias.
Temas de outros painéis do fórum são também inusitados, como “A maior inovação do marketing é ser humano”, “Vulnerabilidade: o que executivos de sucesso podem aprender com seus insucessos” e provavelmente o mais instigante deles, “Furando a bolha: Por que sua empresa tem que furar também”, sob a presidência de Marcia Esteves, da Grey, por si só uma garantia de alta qualidade para o painel.
Como sempre, espera-se lotação completa no evento, com o Jequitimar totalmente fechado nesses três dias de duração do evento para outros públicos.
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Merece especial atenção do leitor nossa matéria de capa, lembrando que as agências estão atentas à síndrome de Burnout, tendo em vista que as atividades relacionadas à comunicação são movidas a pressão, mas os efeitos nos profissionais trazem sequelas à saúde mental. O PROPMARK ouviu líderes de agências para mostrar o que estão fazendo em relação ao assunto, que pode se transformar em ameaça à saúde dos profissionais de decisão das agências.
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Recomendamos com especial cuidado e atenção a leitura da matéria sobre a próxima edição do Rock in Rio, uma iniciativa desde o primeiro da série, em 1985, do Grupo Artplan, nascido como consequência d’O Rei da Voz, de Abrão Medina, que passou o bastão para os seus filhos e estes hoje praticamente para os netos de Abrão.
São poucos no planeta os shows que se transformam em empresas e percorrem o mundo, crescendo com a sua longevidade. Quem assistiu pessoalmente à primeira edição do evento, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com chuva torrencial enlameando profundamente o enorme terreno onde o show se apresentaria não só não acreditava que houvesse espetáculo naquela noite, como provavelmente nunca mais.
Entretanto, a persistência da família Medina e de antigos e valiosos colaboradores fez daquele momento “amargo” combustão para que
o Rock in Rio virasse pouco a pouco uma atração mundial, como ocorre até hoje. Trata-se da velha e sábia lição de não desistir jamais quando se crê.
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Importância inestimável para todo o mercado publicitário a matéria abordando as mudanças promovidas pelo Cenp no desconto-padrão para anunciantes. Pode gerar polêmica.
Armando Ferrentini é publisher e diretor-presidente do PROPMARK (aferrentini@editorareferencia.com.br).