A nova edição da revista masculina Vangardist, publicada em alemão e inglês na Áustria, foi impressa com tinta contendo sangue de portadores de HIV. A campanha foi criada pela Saatchi & Saatchi Suíça e tem a mesma linha criativa da ação “O Cartaz HIV Positivo”, desenvolvida pela Ogilvy Brasil para a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV).
A campanha da Vangardist visa debater o estigma em torno da Aids e dar apoio ao Life Ball, evento que fala sobre solidariedade e tolerância em relação à doença e que acontece no próximo dia 16 de maio, em Viena. A revista imprimiu três mil cópias com tinta contendo sangue soropositivo.
A revista foi produzida seguindo os mais rigorosos controles e utilizando processos desenvolvidos com base nas diretrizes estabelecidas pelas universidades de Harvard e Innsbruck, o que assegura que o manuseio das cópias físicas da revista não oferece qualquer risco de contaminação.
“A equipe editorial da Vangardist está comprometida a lidar com uma grande variedade de assuntos que afetam nossos leitores. Acreditamos que, por sermos uma revista que trata de estilos de vida, temos a responsabilidade de abordar os assuntos que estão moldando a sociedade atual. Em 2013, foram 80% mais casos confirmados de HIV do que há 10 anos e uma estimativa de que 50% dos casos de HIV são detectados tardiamente devido à falta de testes causada pelo estigma social associado ao vírus. Isso nos pareceu um assunto muito relevante não só editorialmente, mas também de um ponto de vista mais amplo de comunicação”, disse Julian Wiehl, editor e CEO da Vangardist.
“Essa é realmente uma daquelas histórias do tipo ‘Nada é Impossível´’ – pela qual estamos entusiasmados há muito tempo. Quando a Vangardist nos abordou buscando ajuda para aumentar a sensibilização com relação a essa importante causa envolvendo o Life Ball, em Viena, tivemos certeza de que havíamos encontrado um cliente muito corajoso. Com esse projeto único, queríamos criar uma resposta rápida, transformando o meio de comunicação na verdadeira raiz do estigma – imprimindo todas as palavras, linhas, fotos e páginas da revista com o sangue de pessoas HIV positivas. Quando seguram a edição em suas mãos, os leitores imediatamente quebram esse tabu”, falou Jason Romeyko, diretor executivo de criação da Saatchi & Saatchi Suíça.
A página da campanha no Facebook reúne uma comunidade disposta a a dar seu apoio e tornar-se #HIVHEROES (Heróis do HIV).