Os modelos celebram a alma californiana da companhia e homenageiam três artistas da cidade que têm obras residentes no museu: Judy Baca, Brenna Youngblood e Frances Stark
A nova coleção da Vans representa a primeira colaboração da marca com uma instituição cultural de Los Angeles, o Museu de Arte Contemporânea (MOCA). Os modelos celebram a alma californiana da companhia e homenageiam três artistas do estado americano que têm obras residentes no museu.
Na Coleção Vans x MOCA, Judy Baca (1946), muralista que usa as suas obras públicas para provocar conscientização sobre as dificuldades da pessoas em situação vulnerabilidade, reapresenta os modelos Old Skool e o Authentic, com inspiração no seu trabalho “Hitting the Wall, Women in the Marathon” (1984), criado para celebrar a primeira maratona olímpica feminina.
Brenna Youngblood (1976), que une materiais descartados para chamar a atenção para questões que impactam o seu entorno e a sociedade em geral, personalizou os modelos Authentic e o Slip-On, misturando o abstrato e colorido para criar aspecto 3D. E Frances Stark (1967), artista e escritora que trafega pelos universos dos skate, punk, rap e a própria cidade de Los Angeles para construir as suas obras, desenvolveu a sua versão do Old Skool com um mapa desenhado à mão a partir do qual apresenta as ruas que a inspiram há algumas décadas.
Além dos tênis em colaboração com as três artistas, a coleção Vans x MOCA conta com as silhuetas mais clássicas da marca. Os modelos começam a ser comercializados a partir desta terça, 22.