O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (17), por meio da Secretaria de Estado da Santa Sé, que entrará com uma ação legal contra a marca United Colors of Benetton, responsável por divulgar um anúncio em que, por meio de fotomontagem, o papa Bento XVI parece estar beijando Ahmed Mohamed el-Tayeb, imã da mesquita de Al-Azhar, no Cairo.
O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, considerou o uso não-autorizado e manipulado da imagem “totalmente inaceitável”. “É uma grave falta de respeito ao papa, uma ofensa contra os sentimentos da fé e um claro exemplo de como a publicidade pode violar as regras elementares de respeito às pessoas com o objetivo de chamar a atenção por meio da provocação”, afirmou, em comunicado.
Na quarta-feira (16), o grupo Benetton decidiu tirar a peça de circulação. Em nota, a empresa italiana declarou estar “desolada com o fato de a utilização da imagem ter chocado tanto a sensibilidade dos fiéis”. “Lembramos que o sentido dessa campanha é exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas”, acrescentou.
O anúncio faz parte da nova campanha global da marca, que divulga a Fundação UnHate, criada com o objetivo de se opor à cultura do ódio, promovendo a proximidade entre povos, crenças e culturas (leia mais aqui). As demais peças foram protagonizadas por líderes políticos e religiosos mundiais como o presidente norte-americano Barack Obama, o presidente francês Nicolas Sarkozy, a chanceler alemã Angela Merkel e o premiê israelense Benjamin Netanyahu. A estratégia foi elaborada pela Fabrica, centro de pesquisa e comunicação financiado pelo Benetton Group.