Pelos próximos três anos, o Facebook vai investir e apoiar veículos de notícias – “de todos os tamanhos e regiões” –, além de treinar jornalistas. Como parte da iniciativa, a empresa assinou acordos comerciais com 20 organizações de notícias.

Além disso, a plataforma anunciou que irá investir, adicionalmente a esses acordos, mais de US$ 2,6 milhões nos próximos 12 meses dedicados a fundos de inovação e projetos desenvolvidos em colaboração com associações de imprensa, que representam juntas mais de 200 veículos no país.

Os acordos comerciais são parte do “News Innovation Test” do Facebook, uma iniciativa que tem como objetivo trazer mais links de artigos de notícias para a plataforma. Esses links poderão ser mostrados em múltiplas superfícies, como os centros de informação disponíveis dentro da plataforma, entre outras novas formas de conectar as pessoas às notícias no Facebook.

Os veículos/ grupos são: A Crítica, A Gazeta, Diários Associados (Correio Braziliense e Estado de Minas), Estadão, Folha de S.Paulo, Grupo Abril (Placar, Super, Veja, Veja Rio, Veja São Paulo e Veja Saúde), Grupo Bandeirantes (BandTV, BandNews, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e TV Terra Viva), Grupo GRPCOM (Gazeta do Povo e Tribuna do Paraná), Grupo Jaime Câmara (Daqui, Jornal de Tocantins e O Popular), Grupo RBS (Diário Gaúcho e GZH), O Antagonista (e Revista Crusoé), Jovem Pan, O Povo, O Tempo, Poder360, Record (Record TV e R7), RedeTV!, SBT (e SBT News), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (Jornal do Commercio, NE10, Rádio Jornal e TV Jornal) e UOL. 

APOIO DE ASSOCIAÇÕES
Para apoiar desde novos veículos digitais a jornais e revistas, o Facebook está trabalhando com associações de imprensa, como a Associação de Jornalismo Digital (Ajor), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), que juntas representam mais de 200 veículos de imprensa no país, além do International Center for Journalists (ICFJ).

Com elas, o Facebook está desenvolvendo projetos que podem apoiar as organizações de notícias em transformação digital, na criação de modelos de negócios sustentáveis – dentro e fora da plataforma -, no desenvolvimento de novas audiências e no fortalecimento das coberturas jornalísticas ao redor do país.