Sandra Carvalho, diretora de estratégia digital/mobile da Editora Abril, esteve presente na segunda edição do Digital Day, promovido nesta quinta-feira (11), em São Paulo. A executiva disse que a transição para o digital é obrigatória e quem não fizer estará fora do jogo. Mas, segundo ela, é preciso estar atento, porque as editoras perderam muito tempo fazendo réplicas de suas publicações na internet, principalmente, focando suas ações em desktops e tablets, o que não funcionou, já que a mídia que mais cresce hoje é a móvel. “Hoje a indústria percebeu que é preciso prestar atenção nos smartphones, que tem aumentado muito o número de usuários. Só em 2014, foram mais de 54 milhões de aparelhos comprados”.
De acordo com dados apresentados por ela, hoje o Brasil tem uma população digital de 86,3 milhões de usuários, na Abril, especificamente, esse número é de 30,4 milhões. A população mobile é de 38,8 milhões e na Abril é de 15,2 milhões. “
Já Paris Piedade Neto, diretor da plataforma tecnologia da Rede Globo, disse que finalmente chegou o ano do mobile e, com isso, alguns desafios, como a produção de conteúdo e a monetização.
Ele apresentou uma pesquisa que comprova esse domínio dos smartphones. De acordo com o estudo, a mobilidade está ligado à demanda por circulação, por controle do tempo e por acesso. O tempo gasto com aplicativos é oito vezes maior do que investido na navegação. Neto afirmou que hoje 27% da audiência da globo na internet é exclusivamente mobile. “Ano passado, a Globo.com cresceu 66%, o G1, 152% e o globoesporte.com, 138%”.