Anúncio criado pela DM9Rio para o GNT com a apresentadora Marília Gabriela

 

A importância da mulher cresceu tanto nos últimos anos que há muito mais canais de TV, revistas e iniciativas no mercado editorial dirigidas a elas do que antes. A Você S/A, revista da Editora Abril sobre carreiras, por exemplo, vai produzir três especiais para o público feminino este ano, com dicas de profissões, finanças pessoais, beleza e moda. Os especiais serão encartados junto das edições de abril, junho e outubro da revista. Claudia Vassallo, diretora-superintendente das marcas de negócios e carreiras da Abril Mídia, conta que a Você S/A já lançou cinco especiais focados na mulher. “Deu tão certo que, este ano, lançaremos mais três especiais no formato survey”.

Claudia: mulheres são protagonistas no mercadoA executiva ressalta que hoje as mulheres assumiram papel de protagonistas no mercado de trabalho brasileiro, mas ainda há barreiras a serem quebradas. “O país vive uma expansão econômica e, em plena crise mundial, ainda atrai investimentos por conta de seu mercado interno aquecido. Por outro lado, ainda há grandes barreiras de gênero a serem vencidas, principalmente no que se refere à alta cúpula de grandes empresas, onde as mulheres ocupam menos de 24% dos cargos. Isso porque uma parte do mercado ainda acredita que as mulheres priorizam questões do âmbito pessoal e não as demandas da empresa e da carreira”, destaca a executiva. Claudia afirma que a revista encomendou à Catho uma pesquisa que apontou que, num universo de 20 mil empresas, havia mais pós-graduandos entre mulheres que entre homens, 19,5% a 17,3%. “Essa configuração foi determinante para olharmos a mulher com ainda mais atenção”.

Hoje, as mulheres formam 51% da base geral de leitores da Você S/A, demonstrando que estão à frente dos homens na briga por postos de trabalho. “A maioria tem entre 30 e 40 anos e ocupa postos de nível gerencial. É um número muito expressivo e demonstra, sim, que a carreira é muito relevante para elas. Além das páginas editoriais, também estamos fortalecendo nosso diálogo com a mulher por meio de eventos. Um deles é o Papo-Mulher, que está previsto para abril. Nele, cinco executivas de segmentos diversos, influentes e reconhecidas no mercado de trabalho, estarão reunidas em um salão de beleza em São Paulo para contar suas histórias. O evento será transmitido pelos sites da Você S/A e Exame.com”, explica a diretora.

GNT

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), estreia no GNT o novo “Saia justa”, estrelado por novas apresentadoras. Nesse dia, a frase mais falada será “O problema não é convencer o mundo que as mulheres podem fazer as mesmas coisas que os homens, mas provar que os homens podem fazer as mesmas coisas que as mulheres”. Aos 22 anos de idade, o GNT é o único canal da Globosat dedicado exclusivamente às mulheres e registrou no ano passado uma audiência de mais de 36 milhões de expectadores — sendo que 64% desse público pertencem ao sexo feminino.

Daniela Mignani, diretora do GNT, explica que é natural que homens assistam ao canal, uma vez que a programação é inclusiva. Em pesquisas recentes com expectadoras, houve o desejo de incluir mais homens na programação — de onde nasceu, por exemplo, a versão masculina do “Saia justa”, com o ator Dan Stulbach. A edição masculina pode voltar ao ar de tempos em tempos.

Para Daniela, não é mais possível traçar um perfil da mulher de hoje. “Na realidade, ela é tão multifacetada que o desafio é justamente procurar agradá-la em suas várias versões: mãe, mulher, cozinheira, malhadora, profissional. Também não podemos mais classificar as mulheres por classes ou por idade”, destaca Daniela.

A complexidade é tanta que esse ano, pela primeira vez, o GNT realizou uma pesquisa de neuromarketing para planejar a nova cara do canal que será lançada em 2014. A pesquisa foi realizada pela empresa Forebrain e teve como objetivo testar novas linguagens para o canal, de acordo com o que as emociona. “Nosso trabalho tem tudo a ver com o emocional. Acredito que realizar pesquisas com esse nível de profundidade é um caminho sem volta, já que são bem mais assertivas que as tradicionais”, acredita.

Comunicação

Uma ação institucional no ano passado tornou-se a mais bem-sucedida incursão no mundo das redes sociais do GNT. A campanha criada pela DM9Rio tinha o conceito “Existem várias mulheres em você. E um canal para todas elas” e foi estrelada por cinco apresentadoras do canal: Astrid Fontenelle, Cissa Guimarães, Luana Piovani, Marília Gabriela e Sarah Oliveira. As próprias mulheres se descreviam por meio de sete palavras impressas com suas próprias caligrafias em todas as peças e um aplicativo no Facebook, o GNT Descubra-se, permitiu que as pessoas postassem suas descrições pessoais nas redes sociais.

O objetivo do esforço de comunicação é mostrar o GNT como um canal amigável para o público feminino e tangível a todas as classes. Em dez dias, foram mais de quatro milhões de compartilhamentos e os números ultrapassaram cinco milhões. A campanha virou um meme e o aplicativo tornou-se um dos mais utilizados do mundo. “Não prevíamos tamanho sucesso”, confessa Daniela.