David SP, VMLY&R, Ogilvy, AlmapBBDO, Tech and Soul são algumas que estão concorrendo no festival, que começa nesta quarta-feira (9), em Buenos Aires

Após dois anos de pandemia, o Festival El Ojo de Iberoamérica volta ao formato presencial e ocorre entre quarta (9) e sexta-feira (11), no Centro de Convenções da La Rural, em Palermo, Buenos Aires.

Neste ano, o Brasil conta com 124 trabalhos finalistas concorrendo ao prêmio e 49 nomes do mercado nacional na bancada julgadora do festival, sendo que três destes estão ocupando cargos de presidentes de júri: Erh Ray, CEO e CCO BETC Havas, Brasil; Luciana Haguiara, diretora-executiva de criação da Media.Monks Brasil, e Angerson Vieira, diretor-executivo de criação da Africa.

Entre as agências nacionais concorrendo aos prêmios estão: Africa, Grey Brasil, Artplan, David São Paulo, VMLY&R, Mirum, Ogilvy Brasil, AlmapBBDO, Tech and Soul, CP+B Brasil, BETC Havas São Paulo, TBWA\Media Arts Lab Brasil, WT Brasil, Oliver/U-Studio, Publicis Brasil, Dark Kitchen Creatives, Galeria, Fbiz e Wieden+Kennedy.

“O El Ojo nasceu como um festival ibero-americano e latino, e o Brasil, seus profissionais e suas empresas sempre foram protagonistas e parte fundamental do sucesso do festival”, afirmou Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo.

O país também estará representado no Salão de Honra do Talento Latino, criado para celebrar os 25 anos do El Ojo e destacar profissionais que foram reconhecidos ao longo de suas carreiras pela premiação, com Marcello Serpa (ex-sócio da AlmapBBDO), sendo o primeiro dos três criativos a integrar a honraria. A homenagem ao brasileiro, que já foi eleito nove vezes o Melhor Diretor Criativo no El Ojo, será na primeira noite da premiação.

“Este novo reconhecimento foi criado para destacar os profissionais que ao longo de suas carreiras foram reconhecidos no El Ojo por sua contribuição à indústria, criatividade e cultura latina, e inspiraram gerações de profissionais a se tornarem lendas da indústria. Marcello será o primeiro a entrar neste Salão de Honra”, disse Sarmiento.

Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo: “Este ano será muito importante voltar aos encontros presenciais” (Divulgação)

Além disso, a programação do El Ojo conta com brasileiros na lista de palestrantes. Segundo a agenda publicada no site oficial do evento, nomes como Erh Ray, da BETC Havas; Monique Lima, fundadora da Mimo Live Sales; Fernanda Antonelli e Edu Lima, da f+e/cyranos; e o homenageado, Marcello Serpa, estarão presentes nas conferências durante o festival.

No primeiro dia, o CEO e CCO da BETC Havas, Erh Ray, vai comandar a conferência 'O que mudou e o que não mudou nestes 25 anos', e Monique Lima vai integrar a mesa debatedora da conferência 'Como reconstruir uma marca'. Marcello Serpa também vai se apresentar no mesmo dia, com a palestra Existe vida depois da propaganda.

Por fim, Fernanda Antonelli e Edu Lima, da f+3/cyranos, encerram as participações brasileiras nas palestras, com a conferência Interrompendo a interrupção.

“Este ano será muito importante voltar aos encontros presenciais, porque embora o ambiente virtual nos permita continuar ligados e trabalhando, ele nos tira outras coisas como conhecer, abraçar e compartilhar momentos juntos. E na indústria criativa, isso é mais necessário do que nunca. Será uma oportunidade de nos reencontrarmos, nos abraçarmos, nos reconhecermos e repensarmos juntos para onde queremos levar a indústria criativa e o que podemos contribuir para um mundo mais rico, diverso e inclusivo”, completou o presidente da premiação.