Relatório usou dados e IA para identificar as seis tendências que devem definir a expressão criativa neste ano

A Shutterstock, Inc. anunciou o lançamento de seu relatório anual de tendências criativas nesta quarta-feira (19).

Com base nos dados de pesquisa dos usuários globais da plataforma, o relatório interativo deste ano prevê os temas de tempo e espaço dominantes nos projetos criativos e campanhas de marketing em 2022.

A novidade do relatório deste ano são os dados de desempenho da Shutterstock.AI, que identificam o conteúdo que vai gerar as maiores taxas de cliques.

“Quando analisamos mais de perto o que a comunidade global da Shutterstock está procurando, fica claro que 2022 será um ano definido por ultrapassar os limites tradicionais e explorar o desconhecido”, afirmou Flo Lau, Diretora de Criação da Shutterstock. “Há uma sensação de desejo de viajar e um desejo de explorar o fantástico e o estranho, e as tendências deste ano capturaram exatamente isso. Das paisagens áridas do deserto do Oeste aos reflexos de néon de um horizonte futurista, este ano está pronto para testar os limites da nossa imaginação”, completou.

As seis tendências criativas de 2022 se enquadram em duas categorias temáticas: tempo e espaço. Veja a explicação abaixo:

Fantástico (Século XIV): Refletindo a obsessão global por sagas medievais como Game of Thrones e The Witcher, a popularidade da Idade Média continua a aumentar. Palavras-chave como construção medieval (+6496%), escudo vintage (+2858%) e templários (+831%) tiveram um aumento drástico, à medida que criativos e profissionais de marketing voltam no tempo para revisitar um reino de drama e aventura. De acordo com dados da Shutterstock.AI, o conteúdo que recebe mais cliques inclui torres, taças e machados, sendo os castelos os mais populares.

O Macabro (Era Moderna): Elementos assustadores como múmias egípcias (+6923%), monstros e feras (+3623%) e A Morte (+388%) não são apenas para o Halloween. Os padrões de pesquisa mostram que os gêneros de terror e suspense estão voltando, com foco particular em futuros distópicos e pós-apocalípticos.

Em Direção Ao Velho Oeste (Séculos XVIII a XIX): Os dados mostram um aumento no interesse pela cultura cowboy, ambientes do oeste selvagem e campos de pradarias, com pesquisas por cavalos selvagens, por exemplo, aumentando em 1961%. Imagens e vídeos com temas relativos ao faroeste estão subindo rapidamente nas listas de desejos de marketing, com os padrões que remetem aos nativos americanos das tibos Navajo crescendo 225% em popularidade no ano passado.

Pé Na Estrada De Novo (Era Moderna): Ficar dentro de casa despertou o desejo de viajar para milhões de pessoas ao redor do mundo. Os usuários procuram por bicicletas na estrada (+14911%), estradas de montanha (+5763%) e lugares remotos (+487%) num esforço para explorar territórios desconhecidos e caminhos menos frequentados a partir do conforto das suas próprias casas. O conteúdo que recebe mais cliques inclui bagagens e serras em montanhas.

O Cyberpunk Não Morreu (Anos 2100): Em um mundo que está constantemente inovando e quebrando barreiras tecnológicas, não é surpresa que os criativos estejam se voltando para a estética de alta tecnologia, como paisagens urbanas noturnas, fundos com fractais (+2955%) e avatares de mulheres (+1503%) para acompanhar essas mudanças. O conteúdo que recebe mais cliques inclui tomadas elétricas, webcams e imagens com LED.

Saindo do Forno (Era Moderna): Os lockdowns em todo o mundo estimularam as pessoas a voltar à cozinha e encontrar inspiração em todos os cantos do planeta. As pesquisas por especialidades e ingredientes regionais como Porcini (+2.566%), Takoyaki (+2.024%) e Panna Cotta (+435%) estão em alta, à medida que criativos e profissionais de marketing buscam inspiração gastronômica perto e longe. O conteúdo que recebe mais engajamento inclui pretzels e cupcakes.

A Shutterstock também discriminou o relatório de tendências para alguns dos principais mercados: Brasil, França, Japão, EUA e Reino Unido, que destacam cada uma das três principais tendências futuras desses países, como “A Arte de Viver” no Japão e “Dragon (On and On)” nos EUA, utilizando nossa pesquisa local e dados de materiais acessados.

Para o Brasil, as principais tendências apontam para “Piratas à Espreita”, “Flora e Fauna” e “Coma, Beba e Seja Criativo” — sendo que as buscas têm aumentado através de palavras-chave como “navios pirata”, “animais de safari” e “queijo e vinho”.

“É interessante notar que enquanto as tendências mundiais se voltam para cenários futurísticos, disruptivos e inovadores, no Brasil encontramos uma necessidade de olhar para o que é genuinamente nosso, a flora e fauna específica do país. Isso é um campo a ser explorado por fotógrafos que estão espalhados pelo imenso território brasileiro, fazendo com que os destaques naturais locais, muitas vezes esquecidos, se tornem visíveis para todo o mundo por meio do compartilhamento dessas imagens”, afirmou Guilherme Tosetto, coordenador de pós-graduação em Fotografia da Belas Artes. “O mercado fotográfico sendo extremamente dinâmico exige que os profissionais se atualizem constantemente tendo a noção do que o mercado precisa e exige”, completou.