Pesquisa do LinkedIn mostra que jovens nascidos entre os anos de 1997 e 2012 não se sentem representados na publicidade

A geração Z promete ser a maior geração de consumidores, respondendo por gastos que vão de R$ 164 bilhões a R$ 812 bilhões nos próximos anos. Mas esses dos jovens nascidos entre os anos de 1997 e 2012 não se sentem representados na publicidade. Segundo pesquisa do LinkedIn, só 21% se identificam com as iniciativas das marcas em todo o mundo, e 36% pedem mais valorização.

“Em breve, a Geração Z será o maior grupo de consumidores online em todo o mundo e, para conquistá-los, as marcas precisam começar a estabelecer relações com eles desde já, priorizando formas inovadoras e inteligentes de se posicionar. Não basta ter um discurso bonito, é preciso que existam ações efetivas tanto interna, quanto externamente”, declara Ana Moises, diretora de soluções de marketing do LinkedIn para a América Latina.

Considerados os primeiros expoentes nativos digitais, os jovens da geração Z utilizam as redes sociais como o principal canal para a descoberta de novas marcas e seus posicionamentos. Mais da metade busca confiança e 74% preferem economizar para poder adquirir um produto de qualidade.

Ana Moises, diretora de soluções de marketing do LinkedIn para a América Latina (Divulgação)

Produtos ambientalmente corretos e socialmente conscientes são os preferidos do grupo, que cresceu de forma mais rápida na plataforma. A preferência é por conteúdos com histórias reais, dicas de ferramentas e guides, além de questões ligadas a diversidade, ideias e inspirações. Likes e comentários positivos também são avaliados no momento da compra.

“No LinkedIn, 80% dos membros da Geração Z consideram a plataforma confiável, o que se reflete não só no tempo de uso, mas também no consumo de publicidade dentro da rede. A segmentação é importante porque possibilita uma identificação que vai além da linguagem, passando por abordagem, interesse e, claro, valores e propósito”, afirma Ana Moises.

Mais de 15 milhões de profissionais da Geração Z da América Latina têm um perfil no LinkedIn, sendo que 56% deles estão no Brasil. No total, a plataforma possui cerca de 800 milhões de usuários distribuídos em mais de 200 países.

Os dados do estudo reúnem informações do LinkedIn Internal Data - Latam Gen Z Audience, GWI Data 2021, Forbes “How Gen Z Is Bringing A Fresh Perspective To The World Of Work”, Microsoft’s Work Trend Index, Insider Intelligence eMarketer report: Generation Z News: Latest characteristics, research, and facts May 2021 e Global Web Index 2021.