A WPP e a Kantar lançaram nesta terça-feira, 11, o ranking BrandZ das 100 marcas globais mais valiosas de 2019.
A varejista Amazon ocupa a primeira posição. Segundo o estudo, “aquisições inteligentes que levaram a novos fluxos de receita, excelente prestação de serviços ao cliente e capacidade de se manter à frente de seus concorrentes, oferecendo um ecossistema diversificado de produtos e serviços”, permitiram que a empresa mantivesse crescimento acelerado de seu valor de marca.
Com um crescimento de 52% no valor da marca em relação ao ano anterior, chegando a US$315,5 bilhões, a Amazon está à frente da Apple (USD$309,5 bilhões) e Google (USD$309,0 bilhões), ambas com um aumento de 3% e 2%, respectivamente. O top 5 é composto ainda por Microsoft (USD$251.244 bilhões) e Visa (USD$177.918).
Na 44ª posição (USD$28,2 bilhões), o Instagram, que atingiu 1 bilhão de usuários em todo o mundo, destacou-se pelo maior crescimento: 47 pontos e 95% de valor. De acordo com o levantamento, outras marcas que subiram ao topo, como Netflix (+65%, nº34, USD$ 34,3 bilhões) e Uber(+51%, no.53, USD$24,2 bilhões), refletem “rápida mudança tecnológica na qual os consumidores estão colocando mais valor em experiências de marca mais ricas”.
Veja a tabela do Top 10:
Rank 2019 | Marca | Categoria | Valor da marca 2019 (bilhões) | Variação | Rank 2018 |
1 | Amazon | Varejo | 315.505 | 52% | 3 |
2 | Apple | Tecnologia | 309.527 | 3% | 2 |
3 | Tecnologia | 309.000 | 2% | 1 | |
4 | Microsoft | Tecnologia | 251.244 | 25% | 4 |
5 | Visa | Pagamentos | 177.918 | 22% | 7 |
6 | Tecnologia | 158.968 | -2% | 6 | |
7 | Alibaba | Varejo | 131.246 | 16% | 9 |
8 | Tencent | Tecnologia | 130.862 | -27% | 5 |
9 | McDonald’s | Fast Food | 130.368 | 3% | 8 |
10 | AT&T | Provedor de Telecom | 108.375 | 2% | 10 |
Confira o ranking completo no vídeo abaixo:
Já dentre as principais tendências destacadas no estudo, estão:
– O luxo é a categoria que mais cresce (+29%), seguida pelo Varejo (+25%), impulsionada pela mudança na preferência dos clientes da geração Y e Z por canais digitais.
– Marcas asiáticas aumentam sua presença. 15 marcas chinesas, três indianas e uma indonésia fazem parte do ranking de um total de 23 da região.
– As marcas GenZ (criadas após 1996) estão a milhas de crescimento, adicionando mais valor ao ranking por ano de existência – quase quatro vezes mais do que as marcas criadas na era milenar de 1977 a 1995. Um total de 23 marcas GenZ aparecem no Top 100, com uma idade média de 16 anos, em comparação com 18 marcas da geração Y, com 33 anos de idade.
– Empresas estão demonstrando a importância de melhorar e reforçar a percepção do consumidor de que eles são “responsáveis” por meio de iniciativas sociais, ambientais e corporativas.
O relatório e rankings BrandZ Top 100 das marcas globais mais valiosas de 2019 estão disponíveis online aqui.