Com um aumento de 38% no valor de marca geral, o setor varejista da América Latina teve um desempenho melhor do que qualquer outra categoria no relatório BrandZ das 50 Marcas Mais Valiosas da América Latina em 2020, lançado nesta sexta-feira (28) por WPP e Kantar. O crescimento no valor do ranking geral BrandZ na América Latina foi de 2,6% neste ano.

As brasileiras Bradesco (No. 1, US$ 9,5 bilhões) e Itaú (No. 2, US$ 8,4 bilhões) chegaram ao topo, com crescimento de 35%. O Brasil superou o México como o país líder do ranking pela primeira vez em cinco anos. No geral, as marcas brasileiras cresceram 21%, ocupando 40% do valor do ranking.

“O Brasil lidera o ranking com dois de seus bancos ocupando as duas posições mais altas; as marcas brasileiras também cresceram 21% e representaram 40% do valor geral. Assim como os bancos, varejo e cosméticos foram os grandes vencedores, embora todas as marcas enfrentem o desafio de como aumentar a percepção de diferenciação e relevância pelo cliente se quiserem se tornar as marcas globais do futuro”, opina Eduardo Tomiya, gerente executivo Latam da divisão de consultoria da Kantar.

Para a criação do ranking foram considerados os valores das marcas do Brasil de 2019, já que o ranking BrandZ Brasil 2020 só será lançado no final no primeiro semestre.

A loja de descontos mexicana de propriedade do Walmart, Bodega Aurrerá (No. 6, US$ 5,4 bilhões) foi a que teve o melhor desempenho geral, com aumento de 44% no valor de marca e subiu quatro posições no ranking. Isso ocorreu após agressivo plano de expansão, com aberturas de novas lojas que ajudaram a fortalecer a capacidade de distribuição e presença física na região.

A chilena Falabella (No. 7, $5,2 bilhões) foi a outra marca no varejo que figura no Top 10, graças ao desenvolvimento de uma plataforma digital integrada no varejo para maximizar seu portfólio diverso e alavancar sua estratégia omnicanal. Outros dos principais varejistas com melhor desempenho foram Líder (No. 13, $3,2 bilhões), Liverpool (No. 21, $2,4 bilhões) e Lojas Americanas (No. 39, $1,3 bilhão), com crescimento de valor de marca de 19%, 10% e 23%, respectivamente.

O recém-chegado com melhor desempenho este ano foi a empresa de e-commerce MercadoLivre (No. 19, US$ 2,5 bilhões), presente em aproximadamente 20 países latino-americanos, que lançou recentemente novas formas de pagamento digital, como código QR, carteira virtual e descontos pelo aplicativo Mercado Pago. A rede de supermercados Magazine Luiza (No. 24, $2,3 bilhões) e a varejista de moda rápida Renner (No. 29, $1,9 bilhão), ambas marcas brasileiras, também entraram para o Top 50 deste ano.

No geral, 11 marcas varejistas figuraram no Top 50, e as outras são Sodimac (No. 12, $3,2 bilhões), Ipiranga (No. 38, $1,3 bilhão) e Tottus (No. 45, $1,1 bilhão). O valor combinado dessas marcas foi $27,1 bilhões, 20,2% do ranking total, em comparação a 15,1% no relatório anterior.

Com um valor de marca total de US$ 134,3 bilhões (US$ 130,8 bilhões no ranking anterior), o relatório Top 50 BrandZ das Marcas Mais Valiosas da América Latina em 2020 apresenta diversos setores da indústria, desde empresas de energia e assistência médica a provedores de comunicações e companhias aéreas, e inclui marcas de seis países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Top 10 BrandZ das Marcas Mais Valiosas da América Latina em 2020 (veja o relatório completo aqui):

No.Mudança de posiçãoMarcaCategoriaValor de marca    2020 (milhões de dólares americanos)
12BradescoInstituição financeira9.468
22ItaúInstituição financeira8.368
3-2CoronaCerveja7.529
4-2SkolCerveja7.253
50TelcelProvedora de comunicações5.483
64Bodega AurreráVarejo5.419
7-1FalabellaVarejo5.186
8-1BrahmaCerveja3.781
9-1GloboEmissoras de TV3.624
10-1ÁguilaCerveja3.522