Divulgação

 

A revista Veja (Editora Abril) lançou o livro “Dez anos em dez temas”, que é um resgate de notícias que contam a história do Brasil e do mundo pelos olhos da publicação. 

Lançado inicialmente com exclusividade para assinantes, a obra já atingiu a marca de 120 mil exemplares vendidos, o que, segundo a Câmara Brasileira do Livro, a concede status de best-seller. 

Com curadoria e projeto gráfico da própria redação, a obra vem organizada com as mesmas seções da revista, utilizando os temas Brasil, Internacional, Economia, Educação, Ciência, Vida Digital, Esporte, Cultura e Memória em 34 reportagens. Os conteúdos foram selecionados com a participação de toda a redação da revista e reproduzidos no livro na íntegra, em ordem cronológica e assinados pelos jornalistas responsáveis. 

O livro, que estará disponível em bancas e revistarias de todo o Brasil, é o primeiro de uma série que pretende explorar o melhor do conteúdo já publicado pela revista. O segundo volume – que está no início de sua divulgação para assinantes – traz como tema a seção de Páginas Amarelas, reunindo algumas das melhores entrevistas concedidas à revista. 

Entre as reportagens há grandes furos de jornalismo, como a revelação, em 2005, do maior escândalo já visto no futebol brasileiro, envolvendo empresários e dois juízes de futebol (um deles era Edilson Pereira de Carvalho, do quadro da Fifa) que fraudavam resultados das partidas para lucrar com apostas. 

Em Ciência, o livro traz, entre outras, reportagem de 2012 sobre a descoberta experimental da partícula Higgs. A matéria afirma que o fato representou o achado de “um elemento-chave para o entendimento da diversidade e da vida no universo”. 

Em Memória, são retratados os perfis de personalidades como Nelson Mandela, Steve Jobs, Michael Jackson, Elizabeth Taylor e Gabriel Garcia Márquez.