As cinco empresas vencedoras do 5º Prêmio Renato Castelo Branco de Responsabilidade na Propaganda receberam os diplomas e troféus nesta quinta-feira (12), na ESPM,  em São Paulo. Na noite que contou com a presença de alguns representantes do mercado publicitário, como Dalton Pastore, presidente do Conselho Superior da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), e Hiran Castelo Branco, vp da ESPM, e Claudio Ferreira, superintendente de Veja, a universidade revelou os vencedores do Grand Prix e do Prêmio Voto Universitário.

Os ganhadores dos prêmios máximos são Veja, com a campanha “40 propostas que o Brasil não pode esquecer” e O Estado de S. Paulo, pela campanha ”Qual o valor do conhecimento”, criadas respectivamente pela AlmapBBDO e Y&R.

Os outros três cases premiados são: “Real Universitário”, criado pela Lew’Lara/TBWA para o Banco Real, “Natura Ekos”, com criação da Taterka para Natura e “Consciência é para usar”, da Prime Brasil para Malwee.

Para Alexandre Gracioso, da ESPM, o prêmio cumpre uma função importante para destacar para a sociedade e alunos que os aspectos da responsabilidade social devem ser levados em conta na tomada de decisões das empresas. O prêmio Renato Castelo Branco tem envolvimento direto dos alunos da ESPM Social, que estão entre os responsáveis pela organização da premiação. A universidade informou que foram selecionadas 180 campanhas no total, com 18 finalistas, e que na premiação não são aceitas inscrições.