Segundo pesquisa da Socialbakers, a marca de vinho Jurupinga alcançou a posição de bebida mais amada do Facebook, deixando para trás gigantes como Ambev e Heineken. Para Diego Burgo, gerente de marketing da empresa, a conquista reflete que a comunicação dinâmica e as ações criativas desenvolvidas nas plataformas digitais estão trazendo resultados junto aos consumidores. Além disso, o executivo comenta sobre a mudança de hábito dos consumidores, da expectativa para a Black Friday e Natal, e de como observa o futuro do varejo.
Quais foram os principais desafios que a Jurupinga precisou enfrentar nos últimos sete meses em que o país enfrenta a pandemia da Covid-19?
Com a chegada da pandemia, foi primordial obter um rápido entendimento da nova organização da sociedade e as mudanças de comportamento social para manter a ótima comunicação que possuímos com o nosso público.
As mudanças no comportamento das pessoas já são muito concretas. Isso trouxe algum novo insight para a marca?
Na verdade, não. Nosso insight permaneceu voltado a uma comunicação dinâmica e criativa, o que já vínhamos fazendo na construção de nossa marca e, intensificamos, principalmente agora, momento em que as pessoas precisam se entreter dentro de suas casas. Nós constatamos que a maior parte dos ‘Jurulovers’, que já consumiam a bebida em situações domésticas e em eventos familiares, passaram a recomendar a marca para outras pessoas de sua residência. O público de eventos e casas noturnas por sua vez, sem opções de entretenimento, também migrou para essa modalidade de consumo.
A Jurupinga é apontada como uma das bebidas favoritas pelo público no Facebook. Quais foram as estratégias adotadas para se comunicar com os consumidores que estão em casa?
A marca sempre esteve presente no meio digital, desde o início da web, principalmente com uma percepção bastante antecipada sobre o poder das redes sociais desde o seu surgimento. Com o foco bastante definido em ações digitais criativas nas redes sociais e principalmente com o engajamento e empatia do público pela bebida, a Jurupinga conquistou a posição de bebida mais amada do Facebook em 2020 (índice Socialbakers), feito que nos deixa muito orgulhosos e principalmente gratos pela sinergia junto a uma legião de fãs tão especiais.
O mercado observa uma alta demanda do e-commerce. Vocês já estavam mais preparados para atender este fluxo de pessoas?
Sim. Comercialmente, buscamos sempre o atendimento eficiente da cadeia de distribuição e atacado, que atende por sua vez, as redes de e-commerce. Nesse sentido, fomos bem sucedidos em garantir o pleno atendimento desses mercados durante todo o período.
Como você observa o futuro do varejo?
Vejo uma aceleração muito grande do comércio digital e o surgimento de diversas soluções ligadas à tecnologia, que já trazem grande comodidade aos clientes e garantem bons negócios, cada vez com mais segurança. Por isso, estamos atentos para cada uma dessas aberturas. O fato de a Jurupinga ser considerada uma marca jovem nos torna presentes, diretamente, em cada uma dessas novas formas de relacionamento social e comercial.
Nos próximos meses temos datas importantes para o varejo como a Black Friday e o Natal. Quais são expectativas?
A Black Friday atualmente já funciona como um sinalizador do potencial de vendas nas festas de final de ano. E analisando os resultados dos últimos três anos, percebemos com muita satisfação que a Jurupinga está bastante presente nas festas de Natal e Réveillon. Nossa expectativa é nos mantermos na preferência de nossos clientes, de forma que a marca faça parte destes momentos importantes que, certamente, serão comemorados com muito mais intensidade e desejo de mudanças por novos tempos.
Quais são as perspectivas para 2021?
Esperamos que as pessoas possam retomar todas as suas atividades sociais e que o mercado de entretenimento tenha uma rápida ascensão. Os brasileiros possuem uma capacidade de adaptação muito grande e acreditamos que essa nossa força e resiliência resultarão na aceleração da economia com uma ótima retomada do crescimento do país. E, sobre a Jurupinga, podemos assegurar que continuaremos trabalhando para prover o melhor produto e um serviço de comunicação aberto e direto, junto aos nossos clientes.