As vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil cresceram cerca de 16,5% no Brasil ante novembro. Na comparação com dezembro de 2008 o salto é de mais de 50%, informou uma fonte do setor nesta segunda-feira.
Em dezembro de 2008, o desempenho das montadoras foi prejudicado pela crise financeira global. Em meados daquele mesmo mês, o governo brasileiro anunciou o corte do IPI sobre carros, o que permitiu para a indústria retomar a trajetória de crescimento.
As vendas de automóveis e comerciais leves em dezembro somaram 277.966 unidades, com uma média diária de emplacamentos de 12.635 nos 22 dois dias úteis do mês.
BALANÇO
Em 2009, foram comercializadas 3,010 milhões de unidades, num terceiro recorde anual consecutivo que já era esperado após 12 meses de benefícios concedidos pelo governo.
A Fenabrave, associação de concessionárias de veículos, divulgará na terça-feira o dado consolidado de vendas de dezembro e do acumulado de 2009. A Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no País, vai apresentar números que incluem produção e exportações na quinta-feira.
As informações são da Reuters.