Smartphone já é o principal meio de acesso à internet para 25% dos consumidoresEnquanto boa parte das empresas e marcas ainda tenta se adaptar às rápidas mudanças do ambiente digital, a venda de smartphones e, em consequência disso, o número de pessoas conectadas 24 horas por dia só aumenta. Em pesquisa inédita realizada no Brasil em setembro, a Nielsen Ibope, resultado da joint venture entre Nielsen e Ibope Media, aponta que a compra de aparelhos celulares com acesso à internet aumentou 121% no primeiro semestre de 2013, em relação ao mesmo período no ano passado. O resultado foi apresentado por Thiago Moreira, diretor comercial da empresa, durante o Mobile Moments, evento promovido pela MMA (Mobile Marketing Association), nesta quinta-feira (17), na capital paulista.

A pesquisa completa será disponibilizada em breve, em um encontro na ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), mas o executivo adiantou alguns dos números que considera os mais importantes, entre eles o fato de que o smartphone já é o principal meio de acesso à internet para 25% dos consumidores entrevistados e de que os comparadores de preço estão sendo utilizados por 13%. “Os resultados revelam um desafio às empresas do varejo e anunciam uma mudança no mecanismo de vendas. Acredito que o impacto seja ainda maior para as lojas físicas. O questionamento deve ser: como integrar esse novo cliente às estratégias e conquistá-lo genuinamente?”, afirmou.

A compra de produtos via smartphone foi realizada por 14% dos consumidores nos últimos 30 dias considerados no estudo. A porcentagem pode até parecer baixa, se considerarmos que há cerca de 70 milhões de celulares conectados à internet, mas representa um aumento relevante da parcela em relação aos números de 2012. “Há questões referentes à confidencialidade e segurança a resolver. O consumidor ainda desconfia das regras e sistemas, mas está mais aberto”.