(Divulgação)

A Diageo, proprietária das marcas Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray, Ypióca, entre outras, anuncia nesta quinta-feira (28) seus resultados globais referentes ao primeiro semestre do ano fiscal de 2021, período compreendido entre 1º de julho a 31 de dezembro de 2020.

As vendas líquidas foram de £6,9 bilhões, com queda de 4,5%, uma vez que o crescimento orgânico de 1,0% foi impactado pelo câmbio desfavorável. O mesmo fator afetou o lucro operacional, que chegou a £2,2 bilhões, com uma redução de 8,3%, provocada também por uma diminuição no lucro operacional orgânico.

As vendas líquidas na região Paraguai, Uruguai e Brasil (PUB) tiveram um aumento de 21%, impulsionadas principalmente pelo crescimento de dois dígitos em whisky e gin. Na região, scotch expandiu suas vendas em 25%, sustentado pelo resultado de três dígitos em White Horse e pelo desempenho de Johnnie Walker por meio de Red Label, Black Label e rótulos do portfólio de luxo da marca. 

O Brasil apresentou crescimento de 33%. A recuperação do consumo no mercado interno, somado à reposição dos níveis de estoque por distribuidores e varejistas, mais do que compensaram o declínio das vendas líquidas nas lojas de fronteira e no canal duty free. O gin continuou com um resultado positivo de dois dígitos com Tanqueray e de três dígitos com Gordon’s.

“O resultado no Brasil foi sustentado especialmente pela categoria de scotch com o protagonismo de Johnnie Walker, que vive o marco histórico de seus 200 anos. Nosso time criou novas experiências de consumo frente à nova realidade que vivemos, intensificou a presença da marca em milhares de pontos de venda no país e apresentou soluções inovadoras em parceria com as principais varejistas. Johnnie Walker também fez ativações e promoções semelhantes às praticadas nas lojas de aeroportos, estreitando uma conexão com o consumidor num momento em que todos tiveram de restringir suas viagens”, afirma Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo para Paraguai, Uruguai e Brasil.