Na última quarta-feira (7), a Apple apresentou o iPhone 7 e o Phone 7 Plus em São Francisco, na Califórnia. A expectativa por grandes inovações era alta, mas a marca trouxe pequenas novidades nas versões dos smartphones. Entre as mudanças estão a resistência à água e à poeira, tecnologia já divulgada pelos concorrentes Samsung e Lenovo. Outra melhoria é a promessa de tornar o smartphone mais rápido e com menor consumo de bateria.
Criticada por muitos usuários, a Apple eliminou a entrada para o fone de ouvido, obrigando os usuários a usarem fones com fios e conexão Lightning ou aparelhos que se conectam via Bluetooth. Os produtos chegam às lojas no dia 16 de setembro, mas ainda sem previsão para o Brasil. Nos EUA, o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus vão custar entre US$ 649 e US$ 469, respectivamente, e a companhia vai manter os dois modelos da geração anterior no mercado. Além dos smartphones, a marca também anunciou o lançamento do Apple Watch Series 2, segunda versão do relógio. O aparelho traz proteção à prova d’água e aplicativos para natação.
Segundo uma pesquisa sobre smartphones da Kantar Worldpanel ComTech, as vendas de iOS têm crescido ano a ano na maioria das regiões, incluindo os Estados Unidos, os cinco maiores mercados da Europa (Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha) e a Austrália. O sistema Android, por sua vez, apresenta um declínio ano a ano em vendas de 0,6 pontos percentuais, registrando 65%.
“Antes do evento da Apple esta semana e da apresentação dos novos modelos do iPhone, vemos que o Iphone SE trouxe algum sucesso para o iOS, ajudando o sistema a alcançar um crescimento ano a ano em várias regiões”, afirma Lauren Guenveur, Diretora de Consumer Insight da Kantar Worldpanel ComTech. “Nos Estados Unidos, o iOS representa 31,3% das vendas de smartphones nos três meses terminados em julho de 2016, um aumento de 1.2 ponto percentual em relação ao mesmo período um ano atrás.”
Na China urbana, o Android respondeu por 85% das vendas de smarphone nos três meses terminados em julho de 2016, um recorde para o sistema nesta região. O Huawei também continuou a expandir sua participação para 27,6%. Já Xiomi aparece em uma consolidada segunda posição, com 18,5%, seguido pela Apple, em terceiro lugar com 14,3%.
“Para Apple e iOS isto representa um contínuo período de declínio que começou nos três meses terminados em fevereiro de 2016. No entanto, 33% da atual base instalada do iOS possui um Iphone 6 ou 6 Plus, representando uma grande oportunidade para o iOS voltar a crescer nos próximos meses com o lançamento do novo Iphone”, afirma Tamsin Timpson, Strategic Insight Director na Kantar Worldpanel ComTech Asia.