O e-commerce brasileiro mantém expectativas positivas para o Natal. De acordo com levantamento do E-bit/Buscapé, as vendas no período que antecede o dia 25 de dezembro devem atingir um crescimento nominal de 22% em relação a 2014, alcançando um faturamento de R$ 7,2 bilhões entre as lojas virtuais. 

A quantidade de pedidos também crescerá e deve chegar a 16,7 milhões de encomendas, um aumento de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado, assim como o tíquete médio, que será de R$ 429,00, um aumento de 11%. O mobile commerce (compras originadas por smartphones e tablets) terá uma participação de 12,2% nas transações, índice acima do registrado em todo o primeiro semestre do ano, de 10,1%. 

Segundo o diretor-executivo da E-bit/Buscapé, André Ricardo Dias, um dos fatores que geram a expectativa em relação ao aumento do número de pedidos é o bom resultado da Black Friday, além do crescimento do número de e-consumidores que, após permanecerem sem realizar pedidos pela Internet nos últimos seis meses, devem efetivar alguma compra no período de Natal. 

“O Natal de 2015 deve manter a alta das vendas no comércio eletrônico devido a alguns fatores como, por exemplo, o aumento no volume de pedidos, apoiado pelo excelente resultado da Black Friday, além do crescimento do número de e-consumidores que, após permanecerem sem realizar pedidos pela Internet nos últimos seis meses, devem efetivar alguma compra no período de Natal”, constata André Ricardo Dias, diretor executivo da E-bit/Buscapé. 

Outro fator que beneficia as vendas de Natal é que o estudo considera o período de vendas para o Natal os dias entre 15 de novembro e 24 de dezembro. Portanto, o sucesso da última Black Friday, que movimentou R$ 1,5 bilhão, já entra na conta.