A contratação de influenciadores é considerada por 77,77% dos entrevistados como parte fundamental dos esforços de marketing (Crédito Freepik)

A empresa de mídia digital Adaction e a startup especializada em ações com influenciadores digitais Inflr acabam de lançar a pesquisa “Estratégias de Marketing Digital para 2021”, que mostra uma expectativa de aumento na verba de marketing digital em 76% das empresas em 2021.

“As pessoas estão cada vez mais conectadas. O marketing digital já supera 50% dos investimentos em campanhas por ser mais assertivo”, diz Thiago Cavalcante, diretor da Adaction e da Inflr, que entrevistaram 2,1 mil pessoas durante o mês de novembro.

Para Cavalcante, o setor vive um momento de consolidação, mas ainda requer aprendizados. O estudo revela, por exemplo, que 42,86% dos entrevistados não se preocupa em apurar o retorno das campanhas digitais e apenas 28,57% da amostra está muito satisfeita com os resultados obtidos. 

“Da noite para o dia, as empresas precisaram se reinventar. Quem não tinha presença digital precisou criar campanhas do zero para garantir a própria sobrevivência. Em 2021, este movimento será bem mais forte”, analisa o executivo, referindo-se ao crescimento do ambiente digital desencadeado pela quarentena imposta pela pandemia da Covid-19.

Entre as tendências apontadas para 2021, estão a divulgação de conteúdo qualificado (38,1%), uso de inteligência artificial (28,57%) e webinars (19,05%), além da integração entre e-commerce e redes sociais. 

No recorte das redes sociais, 33,33% apostam em todos os canais como estratégia de marketing, com uma preponderância para o LinkedIn (28,05%), Facebook e Instagram (19,05% cada). Já o remarketing é considerado estratégico para o marketing de influência por 57,14% dos participantes.

A contratação de influenciadores está nos planos de 42,86% dos gestores que participaram do levantamento. Hoje, 77,77% declaram que esta estratégia é parte fundamental dos seus investimentos em marketing. Os mais procurados são os profissionais capazes de gerar identificação com o propósito da empresa (35%), conteúdo qualificado (30%) e histórias reais (20%).