O cenário está mais otimista entre os anunciantes ao redor do mundo, com ampliação dos investimentos e a volta do crescimento do índice Global Marketing Index (GMI), medido pelo instituto Warc. Há três meses consecutivos o índice se recupera e chegou a 56,2 em fevereiro de 2013 (acima de 50, o índice é considerado positivo e, abaixo, em declínio). No mês passado, o Index foi de 53,8.

A melhor performance encontra-se nas Américas, onde a queda foi menor, seguida da região Ásia/Pacífico e finalmente Europa, que teve quedas importantes. O índice nas Américas, isoladamente, está em 59,5, — 1,5 ponto a mais do que a performance de janeiro. “A trajetória ascendente do GMI é encorajadora”, comemora Suzy Young, diretora de dados e publicações do Warc.

O índice leva em conta as tendências observadas nas verbas publicitárias, condições de comercialização e empregabilidade. Na Europa, a pontuação está em 53,1 este mês. As condições de comercialização em fevereiro apresentam uma pontuação de 59,4, o maior desde abril do ano passado e 1,5 ponto maior do que em janeiro. Nas Américas, ele chega a 60,9, seguido da Ásia/Pacífico com 59,7 e a Europa com índice de 57,4.

As verbas de marketing, especificamente, atingiram pontuação de 51,7 e os anunciantes das Américas são os mais confiantes: a pontuação chegou a 55,5, enquanto na Europa está em 48,8 (crescimento de 2,6 pontos em relação a janeiro) e na Ásia alcançou 51,7, o primeiro crescimento dos últimos quatro meses.

O nível de empregabilidade — terceiro componente do índice global GMI — registrou melhora: 57,6, sendo que nas Américas o índice chegou a 62,1. Na Ásia/Pacífico, os níveis de emprego registraram pontuação de 58,5 e na Europa o índice registrou 53,2 pontos este mês.