A alta competitividade entre as empresas e a forte regulamentação para o atendimento aos consumidores tornam o mercado brasileiro de grande importância para a Verint, empresa de softwares voltados para gestão de relacionamento com clientes em plataformas multicanais. “No Brasil, diferentemente do que acontece em outros mercados, as empresas são obrigadas a atender bem esses clientes por causa das regulamentações”, explicou Diego Gomez, VP de vendas para América Latina e Caribe da Verint.
A empresa desenvolveu ferramentas para aproximar as companhias de seus consumidores e aposta na tecnologia para reunir todas as informações necessárias para melhorar esse relacionamento. “Usamos informações sobre o passado para criar um movimento de ação melhor para o futuro”, explicou a gerente-geral de operações estratégicas da empresa, Nancy Treaster, que esteve em São Paulo, na semana passada, para apresentar uma palestra sobre otimização de engajamento de clientes, no Conarec (Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente).
Os principais clientes da Verint são instituições financeiras, seguradoras e empresas de telecomunicações. Para atender os consumidores de modo mais eficiente, as informações são coletadas nos diversos pontos de contato entre empresa e consumidor, melhorando assim o relacionamento entre eles. “Queremos ajudar nossos clientes a entender o que os consumidores estão solicitando”, falou Gomez. Toda a interação do cliente com a prestadora de serviço, seja nas redes sociais, no site, por email ou telefone, é utilizada quando ele entra novamente em contato, facilitando a vida do cliente e o tornando mais engajado.
A Verint é dividida em duas principais áreas: inteligência empresarial e segurança. A área de inteligência empresarial é responsável por desenvolver soluções para melhorar o relacionamento das empresas com seus clientes. “As ferramentas fazem o processo ser mais eficiente e personalizado”, contou Nancy. As ferramentas podem, por exemplo, facilitar uma tomada de decisão no marketing. “É possível saber rapidamente qual está sendo a reação do público a partir de uma campanha e mudá-la se for necessário.”
Outro destaque entre as soluções da Verint é a ferramenta de otimização da força de trabalho. Com ela, o atendente consegue visualizar informações-chave enquanto está em contato com o cliente. “As ideias de como respondê-lo, baseadas em padrões analisados previamente, vão surgindo na tela. Isso dá empoderamento para o colaborador, que tem todas as ferramentas necessárias para atender o cliente”, disse Nancy.